PILHA
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 21 de abril de 2011
Nelsom Sato 
Indie
A conversão do indie rock às batidas eletrônicas tem deixado muita gente inconformada. Cunhou-se até uma divertida expressão para reinvidicar um retorno às guitarras: indie de raiz.
Rock
É na próxima segunda-feira a estreia da série ''Esse tal de Rock and Roll'' na TV Cultura. A atração, produzida pela BBC, conta a história do gênero desde suas origens até hoje incluindo depoimentos inéditos de vários músicos. Dividido em temas, o programa vai abordar o comportamento transgressivo de bandas dos anos 60, o art rock, o punk, o heavy metal, o rock de arena, o rock alternativo americano e o indie britânico. The Rolling Stones, The Who, Velvet Underground, David Bowie, Pink Floyd, Queen, Iron Maiden, Ramones, Sonic Youth, Kurt Cobain, Oasis e Arctic Monkeys são alguns dos nomes destacados ao longo dos 14 episódios. A série conquistou vários prêmios, entre eles o prestigiogo Bafta. Vai ao ar de segunda a sexta, sempre às 19h45.
Turnê
De novo, Curitiba apareceu no roteiro de shows da adorável banda escocesa Teenage FanClub, que faz um giro pelo Brasil no próximo mês como principal atração do ''Whisky Festival''.
Hardcore
A excursão ''Bunga-Bunga Tour'' vai passar por quatro Estados do País levando shows das bandas Lomba Raivosa! (de São Paulo), Firstations (Distrito Federal) e Parkers (Campo Grande-MS). Hoje eles desembarcam em Maringá, onde tocam no Tribo's Bar.
Documentário
O início da carreira do Kings of Leon foi retratado no documentário ''Talihina Sky'', que tem estreia mundial na próxima semana durante o Festival de Tribeca, em Nova York.
Na MTV
A onemanband curitibana Chucrobillyman é uma das entrevistadas de hoje do programa ''Na Brasa'' da MTV.
Nos fornos
''Brilliant! Tragic!'' é o título do novo álbum do Art Brut, que tem lançamento programado para o dia 23 de maio.
Luxo
Ícone da música eletrônica, Moby lança no próximo mês o álbum ''Destroyed'', descrito pelo artista como ''trilha sonora para cidades vazias às 2h da manhã''. A novidade é que o disco virá acompanhado de um livro de fotografias, com 55 imagens registradas durante as suas viagens pelo mundo.
Experimentalismos
Duas gerações do rock alternativo americano se encontram no EP ''Is David Bowie dying?'', lançado no exterior somente em formato vinil reunindo canções gravadas pelos Flaming Lips ao lado dos Neon Indians.
Em foco
O guitarrista Edgard Scandurra é o convidado do programa ''Ensaio'' deste domingo na TV Cultura. Ao longo de 1 hora, ele intercala números musicais e depoimentos sobre sua carreira. Na terça, é a vez de Funérea entrevistá-lo no ''Infortúnio'' da MTV.
Nelson Sato
[email protected]


