Rock desbocado
  A banda carioca Matanza toca amanhã em Maringá. É um dos shows mais aguardados na região. No ano passado, o grupo foi cogitado para integrar o elenco de atrações do festival Demo Sul, mas a negociação para trazê-lo empacou. O show de amanhã rola, a partir de 22 horas, no Tribo’s Bar (Av. Cerro Azul, 628), com abertura das bandas locais Havana 55 e A Sexta Geração da Família Palim do Norte da Turquia. Matanza mistura hardcore e metal com country rock, estilo batizado por aí de ‘‘countrycore’’. As letras do quarteto disparam insultos contra tudo e todos. Jimmy (vocal), Donida (guitarra), China (baixo) e Fausto (bateria) já lançaram quatro álbuns. O último saiu em outubro pela gravadora Deckdisc. Intitulado ‘‘Arte do Insulto’’, traz 13 faixas encharcadas de palavrões e ofensas que falam de bebidas, ressaca e brigas de bar. Os ingressos estão à venda a R$ 15,00 na Faster (segundo piso do Shopping Aspen Park), local marcado também para uma sessão de autógrafos dos caras, às 16 horas, antes do show.

Bandas e discotecagem
  É hoje a festa ‘‘470 Toneladas’’, em Londrina, reunindo shows das bandas locais Mudcracks e Hocus Poucos, além de discotecagem de Alexandre Heringer. A noitada começa às 22 horas, no Vitória Café (R. Araçatuba, 91), com ingressos a R$ 10,00.

Raridades e lados B
  Pode procurar nas prateleiras. Saiu no Brasil o álbum ‘‘The Destroyed Room - B-Sides and Rarities’’, do Sonic Youth. O disco confronta os ouvintes com os experimentalismos habituais que Lee Ranaldo, Thurston Moore, Kim Gordon e seus colaboradores costumam registrar em estúdio entre um álbum pop e outro. Uma das faixas, ‘‘The Diamond Sea’’, traz 25 minutos de improvisos nas guitarras.

Korn na TV
  A MTV exibe no próximo domingo o show ‘‘MTV Unplugged’’, do Korn, gravado no mês de dezembro em Nova York. A banda aparece tocando versões acústicas de sucessos como ‘‘Freak on a Leash’’, que conta com a participação de Amy Lee, vocalista do Evanescence. Traz também o grupo executando covers de ‘‘Creep’’, do Radiohead, e ‘‘Make Me Bad/In Between Days’’, do Cure. O especial vai ao ar às 19h30.


DISCOS

Tudo em família
  Linda Reid tinha 14 anos quando os seus irmãos Jim e Willian Reid adotaram o nome Jesus & Mary Chain e lançaram o álbum clássico ‘‘Psychocandy’’, que influenciou meio mundo no indie rock planetário durante a década de 80. Mais tarde, a menina emprestou sua vozinha frágil para uma faixa de outro disco dos rapazes, o ‘‘Munki’’, de 1998. Agora ela decidiu se apresentar ao público como Sister Vanilla e gravar seu próprio CD convidando os brothers para tocar e dividir os vocais ao longo de doze canções. Título do trabalho: ‘‘Little Pop Rock’’. O material soa derivativo. Quem ouvir músicas como ‘‘Can’t Stop The Rock’’ ou ‘‘What Goes Around’’, sem informações prévias, poderá pensar que está diante de composições inéditas do J&MC tal a semelhança de melodia, arranjos e tratamento vocal. E como canta mal a garota. Não fosse um disco de família ilustre, talvez ninguém lhe desse bola.

Ladainhas e psicodelias
  O nome sugere o Canadá, mas a banda Of Montreal é da terra de Bush. Com 10 anos de carreira, o grupo lançou há pouco o álbum ‘‘Hissing Fauna, Are You the Destroyer?’’, trazendo uma mescla de power pop, psicodelia e timbres eletrônicos. Kevin Barnes, o guitarrista-líder, já confessou ser influenciado pelos Mutantes dos quais tenta reproduzir a anarquia criativa. Mas é a sombra do Velvet Underground que cai sobre os riffs repetidos à exaustão da faixa ‘‘The Past Is a Grotesque Animal’’, com mais de 11 minutos de ladainha sobre o amor perdido. Pra resumir, é um disco bem chatinho.
Nelson Sato

[email protected]

mockup