De Londres para o Brasil

Um compacto em vinil da banda Wry acaba de sair no Brasil. O disco contém três faixas inéditas gravadas na Inglaterra, em cuja capital os músicos de Sorocaba (SP) estão morando desde 2002. O material é uma prévia do álbum ''Will Walls Rise'', que deve chegar às prateleiras até o final do ano trazendo canções trabalhadas em estúdio por Gordon Raphael (produtor oficial dos Strokes) e Tim Wheeler (vocalista do Ash). O compacto, intitulado ''Come and Fall'', está à venda a R$ 10,00 com distribuição pelo selo goiano Monstro Discos. A faixa título pode ser ''baixada'' gratuitamente no site da gravadora (www.monstrodiscos.com.br).



Pearl Jam no Brasil?

Na última quarta-feira, a banda norte-americana Pearl Jam colocou na abertura de seu site a versão original do clássico da Bossa Nova ''Garota de Ipanema''. Nada de mais, afinal a canção que Vinícus de Moraes escreveu e Tom Jobim musicou é uma das composições brasileiras mais conhecidas no exterior. O que intrigou os fãs é que a seção de notícias do website (www.pearljam.com) diz que em breve a banda vai divulgar uma... novidade. Isso bastou para enlouquecer os fãs brasileiros já que em uma ocasião o Pearl jam colocou o hino do Canadá durante três dias no site e anunciou as datas de shows naquele país. Será que chegou a vez do Brasil?



Shows que fizeram história

Um show do Queen, em 1985, foi eleito o melhor de todos os tempos numa pesquisa realizada recentemente na Inglaterra. O grupo conquistou 79% dos votos deixando em segundo lugar a famosa apresentação dos Beatles em cima do prédio da Apple Records em 1969. O Radiohead também ficou no topo na categoria de melhor show realizado em festival. Já os Rolling Stones abocanharam o infeliz posto de show mais controverso da história com a apresentação em Altmont (EUA), onde um fã foi morto a facadas por uma gangue de Hell Angel's que fazia a segurança do evento. A enquete gerou uma exposição em Londres, na qual foram reunidas grandes fotos dos concertos mais votados.



Discotecagem em Maringá

O DJ Gorky, de Curitiba, toca amanhã na festa semanal Sonic Flower Club, em Maringá. O convidado é residente da festa All Starz e do Retrô Bar, além de produtor da festa Mutha Truckers (batalha de Djs de rock e eletrônica). Sonic Flower Club rola todo sábado no D-vinyl Pub (Av. XV de Novembro, 370). Mais informações através do site www.sonicflowerclub.com ou pelo email [email protected].



DISCOS

The Features: banda do Tenessee

Enterrando expectativas

Os emuladores do The Killers começam a pipocar por aí. The Features, banda de Tenessee (EUA), é uma das mais festejadas com o lançamento do álbum de estréia ''Exibit A'' (importado). As meninas adoram, formam filas para assistir o grupo ao vivo, gritam descabeladas durante os shows para o vocalista e guitarrista Matthew Pelham. Mas ''Exibit A'' enterrra expectativas. É aguado, desanimador, derivativo. Copia killers (na maioria das músicas) e imita Weezer (influência flagrante na faixa ''Blow it out''). Um órgãozinho confere algum charme às composições, mas nada suficiente para levantar a fragilidade das melodias. Ponha The Features na vitrola para aborrecer as visitas indesejáveis.
the National: lançando terceiro álbum



Instrumental impecável

O trabalho da banda norte-americana The National sugere várias comparações. Leonard Cohen, The Tindersticks e Divine Comedy são alguns dos nomes que passam pela cabeça de quem ouve suas canções. O principal motivo está no vocalista Matt Berninger, cujos timbres graves tendem a impor melancolia e serenidade às músicas, mesmo aquelas de levada mais rock. Há quem aprecie esse estilo contido de cantar. Mas há quem o rejeite, alegando que ''esse vocalista chato estraga o som da banda''. Quem pensar assim ao se deparar com ''Alligator'', terceiro álbum do grupo, vai simplesmente deixar de conhecer um dos trabalhos de instrumental mais elaborado e eficiente lançado nesta temporada. Embora lembre aqui e ali o U2, o repertório do álbum atinge o clímax em faixas como ''Lit Up'', ''All The Wine'', ''The Geese of Bever 14B 2D'', ''Secret Meeting'' e ''Mr November''. The National privilegia crescendos apoteóticos. Raros discos recentes de rock trazem guitarra, baixo e bateria tão bem tocados.

Nelson Sato
[email protected]