Pignatari no perhappiness
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 02 de outubro de 1997
Zeca Corrêa Leite Curitiba 
Se do outro lado da vida Paulo Leminski puder espiar o que anda acontecendo em Curitiba nestes dias, com toda certeza vai encher-se de orgulho - o Perhappiness 97, evento realizado anualmente em sua memória, terá a participação do poeta Décio Pignatari.
Hoje, às 11h, no Anfiteatro do 1ºandar da Reitoria da UFPR, Pignatari conversa com o público e promove uma performance com a leitura de trechos de Catatau, o romance experimentalista de Leminski. Amanhã autografa 31 Poetas, 214 Poemas: de Safo a Appolinaire, na Feira do Livro, a partir das 11h, na Boca Maldita.
Concretista de primeira hora, ainda nos anos 50, Décio Pignatari faz parte da nata dos teóricos da semiótica no Brasil. Como poeta tem a honra de ser um dos raros do País publicados em língua japonesa. É também publicitário e professor universitário.
Sapatos no kitOutra atividade do Perhappiness nesta sexta-feira será o lançamento do Kit Perhappiness, às 15h, na Feira do Poeta, um pacote com os principais títulos lançados durante o evento, livros, sacolas com poemas impressos, etc.
A novidade será a inclusão da coleção Sapatos Tortos, iniciativa da Feira do Poeta, mantida pela Fundação Cultural de Curitiba. O projeto constitui-se de envelopes com poemas soltos em seu interior. Pretende-se um volume (ou envelope) a cada três meses. O número 1 trará 15 poemas do paranaense Adriano Smaniotto.
Sapatos Tortos teve seu nome inspirado em Paulo Leminski, que assim se referiu aos poetas. No texto ele comenta que às vezes chega a supeitar que os verdadeiros poetas são uma espécie de erro na programação genética. Aquele produto que saiu com falha, assim, entre dez mil sapatos um sapato saiu meio torto. É aquele sapato que tem consciência da linguagem, porque só o torto sabe o que é direito.


