Mariana O. também quer construir uma carreira no exterior:  " “Tenho me apresentando para um grupo chamado “Let’s Play The Piano", diz a pianista radicada em Manchester (Inglaterra)
Mariana O. também quer construir uma carreira no exterior: " “Tenho me apresentando para um grupo chamado “Let’s Play The Piano", diz a pianista radicada em Manchester (Inglaterra) | Foto: Divulgação

Nascida em Ibiporã e radicada na cidade de Manchester, na Inglaterra, a pianista e compositora Mariana O. está lançando seu primeiro álbum. Reunindo canções autorais, o disco intitulado “Dó”, o trabalho que reúne peças instrumentais de sua autoria já pode ser ouvido nas plataformas digitais. As músicas foram compostas pela artista durante a pandemia.

“Comecei a fazer terapia e a minha psicóloga sugeriu que eu tocasse piano antes de deitar para eu me “desestressar”. Da primeira vez que sentei para somente “brincar” ao piano eu rapidamente compus uma peça. Aí logo surgiu a segunda, terceira. Compus oito no total. É um processo muito orgânico. Escuto uma melodia na minha cabeça, vou para o meu piano elétrico, e crio”, explica Mariana, ao relatar que começou a tocar piano ainda na infância, em Ibiporã.

A ibiporaense começou a estudar piano com apenas cinco anos, tendo como primeira professora Ina Maria Camargo Rossi. Ela também foi aluna bolsista da Fundação Cultural de Ibiporã e estudou piano até os 16, tendo o talento reconhecido em concursos nacionais e internacionais. Agora, aos 32 anos, a instrumentista redescobriu instrumento como um espaço de liberdade e criação.

“Até então, poucas vezes havia me permitido “brincar” ao piano, tocar por tocar apenas. Estava sempre estudando para um concurso, festival. Foi quando joguei tudo para o alto e comecei a respirar novamente, que eu comecei a criar. Tem sido maravilhoso”, revela Mariana, que tem dentre suas inspirações o pianista e compositor italiano de música erudita Ludovico Einaudi, e o multinstrumentista e compositor francês Yann Tiersen.

Desse momento de introspecção vivido durante a pandemia de Covid-19 surgiu a ideia de gravar seu primeiro álbum. “Dó é onde eu comecei minha composição, comecei a aprender música e comecei a ser eu mesma, um começo, o novo começo. Tomei consciência de que o piano é meu propósito de vida”, reflete Mariana.

O álbum foi lançado recentemente em algumas plataformas de streaming e o livro físico com as partituras das composições sairá nos próximos meses. Após trabalhar nas áreas de audiovisual e T.I, a pianista anseia construir uma carreira no exterior. “Tenho me apresentando para um grupo chamado “Let’s Play The Piano”, que reúne pianistas. Também planejo dar aulas aqui”, conta Mariana.

.
. | Foto: Divulgação

Serviço:

Álbum - Dó

Artista – Mariana O.

Disponível nas plataformas digitais