Compositores que escreveram a história do piano nacional integram o programa do recital “Em Terras Brasileiras” que a pianista Antonella Franco apresenta nesta terça-feira (20), às 20 horas, no Espaço AML Cultural. O repertório conta com obras assinadas por Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazareth, Villa Lobos, Alberto Nepomuceno, Francisco Mignone e Marlos Nobre, entre outros compositores.

“O repertório é de muita riqueza melódica e energia”, define Antonella sobre o recital “Em Terras Brasileiras”, que é resultado de convênio com o governo dos Estados Unidos, que prevê a divulgação de clássicos do repertório pianístico nacional em território brasileiro e norte-americano. O evento já foi apresentado em Maringá, Manaus e Richmond. Nesta cidade do Kentucky, Antonella ministrou um curso de piano para alunos da Eastern Kentucky University.

“Em Terras Brasileiras” encerra a temporada de 2022 do “Piano em Foco”, ciclo de apresentações, workshops e concursos que Antonella desenvolve desde 2018. Formada em Licenciatura em Música pela Universidade Estadual de Londrina, em 2004, e especializada em música erudita, a pianista foi solista da orquestra de cordas de Lublin (Polônia) sob a regência de Kazimierz Brozozowski.

Serviço:

Recital “Em terras Brasileiras”, com a pianista Antonella Franco

Quando - Terça-feira (20), às 20 horas

Onde - Espaço AML Cultural (Em frente à Concha Acústica)

Entrada franca

AML abre escola de arte

A sede histórica da Associação Médica, localizada no Centro, em frente à Concha Acústica, está com uma novidade para a comunidade: aulas de música e dança. A ação visa proporcionar atividades que elevem a qualidade de vida e o bem-estar dos londrinenses, incluindo aulas com benefícios terapêuticos. Teatro, cantoterapia, teoria musical, flauta doce, violino, violão, percussão, ballet, jazz, dança indiana e até passarela estão no rol dos cursos oferecidos para todas as idades, com turmas para crianças, adultos e idosos. As inscrições podem estão abertas para as atividades que terão início em fevereiro do próximo ano. As aulas têm valores a partir de 120 reais mensais com descontos para associados da AML

A geriatra Gabriela Barreto Carneiro destaca os benefícios das aulas de música e arte para a saúde em todas as fases da vida. “É uma ótima atividade pra todas as idades. Nos idosos, a prática de alguma atividade artística ajuda a reduzir as perdas do envelhecimento. Observamos que a música é um excelente estímulo à criatividade, à memória, socialização e redução dos níveis de estresse e dos sintomas da depressão. Pacientes com declínio cognitivo ou síndrome demencial, como Doença de Alzheimer, também possuem diversos benefícios, levando a redução dos níveis de agitação, ansiedade, agressividade e melhor interação com familiares e cuidadores”, pontua.

A musicoterapia é uma das atividades ofertadas e será ministrada pela musicista Monique Kodama, especialista em regência e coral, em parceria com a psicóloga Thabata Alvarenga.

Informações e inscrições pelo telefone (43) 3066-1313.

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link