Permitido para maiores
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 05 de março de 1997
Celina Alonso Az Sucursal de Maringá 
Marcos NegriniLúcia Wander: O curso de modelo vai formar profissionais de vídeo ou passarela entre 8 e 80 anosQue seria dos comerciais de enceradeira, fogão e margarina se os modelos que fazem os comerciais tivessem todos 15 anos? Por que depois de uma certa idade, muitos bons modelos, ficam descartáveis? Baseada nessa teoria, a modelo profissional Lúcia Wander, mais de 30 anos, criou um curso profissionalizante dirigido a modelos de todas as idades, e em especial aos que já passaram dos 25 anos. O curso de Modelo, Manequim e Aperfeiçoamento Social começa sábado, na Academia Marcia Angeli, Em Maringá. Depois de quatro meses de frequência, o aluno recebe uma carteirinha emitida pelo Sindicato de Modelos e Manequins Profissionais - PR, e será encaminhado às agências de modelos.
Hoje o mercado é dos jovens e não é só para desfilar nas passarelas. Para comerciais de TV algumas agências preferem usar jovenzinhos bonitinhos envelhecidos artificialmente do que chamar alguém mais maduro, diz Lucia Wander. A modelo já foi capa de várias publicações brasileiras. Seu rosto apareceu na revista Nova, em diversos comerciais paranaenses e agora está na revista Mais Vida, da Editora Três, dirigida a mulheres com mais de 30 anos. Seu curso vai preparar e encaminhar alunos para agências descobridoras de talentos como a Models Promoters, de São Paulo. Diversos profissionais vão orientar sobre moda, postura, teatro, fotografia, TV e vídeo, maquiagem e etiqueta, para gente que pretende fazer comerciais, passarela ou para aprimoramento social, diz Lúcia.
Mercado A reclamação da falta de gente madura no mercado de modelos é também de Luerci Gautério Fabretti, dona da Angels agência de Maringá especializada em modelos infantis e juvenis. Optei por cadastrar crianças porque a procura é enorme e sempre acho trabalho para elas. Já há uma carência de gente entre 35 e 40 anos, diz a agente Luerci Fabretti. Ela conta que não se investe muito em adultos porque o retorno é pequeno. Sinto até pena de muitos modelos mais velhos que chegam aqui carregando books enormes sugeridos por fotógrafos. Além de pagarem caro o que poderia ser feito com apenas quatro boas fotos ainda esperam anos por uma oportunidade, protesta Luerci.
Talvez por esta carência de top models grisalhos que é tão difícil achar um modelo com mais de 30 anos em Maringá. O coreógrafo Namie Wihby, dono da agência Up Ages de modelos e manequins, para atender a um cliente num comercial que pedia uma idosa, colocou a própria avó. Foi o único jeito. Como nunca tinha feito isso, minha avó Lídia, impressionada com o corre-corre da produção ficou um bom tempo fora do ar, conta Wihby.
A Up Ages tem colocado muitos modelos de Maringá em comerciais paranaenses de TV. E especialmente no ano passado conseguiu melhorar até o cachê pago pelos clientes, que segundo Wihby, eram irrisórios. Outra melhora constatada no nível dos modelos de Maringá foi a aparência dos jovens. Namie Wihby conta que foram solicitados e encontrados mais modelos com estatura acima de 1,80 m, e gente bem mais bonita do que nos anos anteriores. Mas os mais velhos têm até 22 anos. É uma exigência do cliente que quer vender seus produtos em corpos perfeitos, cheios de curvas e com rostinhos jovens e bonitos, conta Namie Wihby. Sua agência também funciona como escola profissionalizante e está começando um trabalho de formação de modelos mais voltado às passarelas da moda. O curso tem três meses de duração e ensina conhecimentos gerais de moda nacional e internacional, além de ensinar postura e performance na passarela.
q Curso Profissionalizante de Modelo e Manequim - (de 8 a 80 anos), de Lúcia Wander na Academia Marcia Angeli (Avenida Itororó, 257, fone (044) 222-3939). Começa sábado, dia 8.
q Curso Profissionalizante de Modelo e Manequim de Namie Wihby - Inscrições na Rua Arthur Thomas, 104, fone:(044) 222-5002.


