Famoso no Brasil por canções como ''Io che Amo Solo Te'' e ''Canzone per Te'', parceria com Roberto Carlos, premiada no Festival de Sanremo de 1968, o cantor italiano Sergio Endrigo morreu ontem, aos 72 anos, em Roma, de câncer de pulmão.
Nascido em 1933 na cidade croata de Pola, então parte da Itália, Endrigo alcançou a fama nos anos 60. Na década de seguinte, ganhou popularidade no Brasil escrevendo canções em português com Vinicius de Moraes e Toquinho. Em 1979, lançou no país o disco ''Exclusivamente no Brasil'', com canções de Vinicius e Toquinho (''Samba para Endrigo'') e Chico Buarque (''A Rosa'').
Em abril deste ano, a Warner relançou em CD o álbum ''La Vita, Amico, ô l'Arte dell'Incontro'', de 1969, com canções de Vinicius em italiano, interpretadas pelo poetinha e por Endrigo. Em 2000, o cantor italiano fez sua última apresentação no Brasil, em São Paulo.
Ontem, o corpo de Endrigo ficou exposto à visitação pública na prefeitura de Roma. O enterro, no entanto, será apenas para familiares e amigos. Claudia, filha de Endrigo, anunciou que ainda neste ano será realizado um show público na cidade para recordar a memória do pai.

mockup