PERDA - Aurora Miranda morre aos 90 anos
PUBLICAÇÃO
sábado, 24 de dezembro de 2005
Jacqueline Farid<br> Agência Estado 
Companheira inseparável da irmã Carmem Miranda e primeira cantora brasileira a gravar a música ''Cidade Maravilhosa'', Aurora Miranda morreu anteontem, às 15 horas, aos 90 anos, no apartamento onde vivia com o filho e quatro netos no Leblon, zona sul do Rio. Ela foi enterrada na manhã de ontem no cemitério São João Batista, em Botafogo, em homenagem acompanhada apenas pela família.
Aurora, também a primeira atriz a atuar com os bonecos de Walt Disney no cinema, deixa dois filhos e sete netos. Maria Paula Richaid, filha de Aurora, disse que a morte foi tranquila, provocada pelos problemas de saúde naturais da sua idade.
Segundo Maria Paula, nos últimos três anos, Aurora foi perdendo progressivamente a vitalidade e a memória e, após uma pneumonia contraída há um ano e meio, ''foi se apagando''. Ela lembrou que a mãe tinha uma ligação muito forte com Carmem Miranda, com quem chegou a morar por um período nos Estados Unidos.
Maria Paula disse que, mesmo após a morte de Carmem, em 1955, Aurora manteve a irmã como uma referência para os filhos. Antes de ir com a irmã para os Estados Unidos, Aurora se apresentava com Carmem, com enorme sucesso, no Cassino da Urca, uma histórica casa noturna do Rio que teve seu apogeu na década de 1940.
Juntas, elas participaram de ''Alô, Alô, Carnaval'', clássico do cinema brasileiro dirigido em 1936 por Adhemar Gonzaga. É delas a cena final em que cantam a célebre ''Cantoras do Rádio''. Para Maria Paula, a mãe abriu mão do sucesso movida pela enorme admiração que nutria pela irmã. ''Ela teve uma vida muito ativa, de muita alegria e vitalidade'', recordou Maria Paula.
A Folha 2 publica amanhã a resenha de 'Carmen - uma biografia de Carmen Miranda', de Ruy Castro.


