Pequeno grande negócio
PUBLICAÇÃO
sábado, 21 de junho de 1997
Márcia Basílio TV Press 
Para manter a atenção de um público exigente e volúvel, de tempos em tempos, as emissoras de tevê dão uma mexida na programação infantil. A aproximação das férias de meio de ano dão o alarme de que é hora de as emissoras, novamente, se prepararem para disputar pontos no ibope da garotada.
A Manchete, que andou largando de mão este mercado, volta a exibir produções da casa. A emissora lança dois programas infantis em julho. Dia 14 estréia, de uma só vez, uma nova apresentadora no Clube da Criança , a menina Debby Lagranha, de cinco anos, e a Vila Tiririca, comandada pelo palhaço Tiririca.
Debby passa a participar da briga mais renhida pela audiência infantil, nas manhãs de segunda a sexta. Angélica, com Angel Mix na Globo, e Eliana, com Eliana & Cia no SBT, em geral empatam em 6 a 6 no Ibope, apesar de terem propostas aparentemente bem diferentes. As duas exibem os indefectíveis desenhos, mas Angélica tem a clara intenção de entretenimento, enquanto Eliane assume ares professorais. Nossa preocupação é também de ensinar e educar, ressalta Eliana.
Educar, decididamente, não faz parte dos planos de Tiririca, o palhaço conhecido nacionalmente pela música Florentina. Ele será o protagonista de histórias diárias, bem ao estilo da Vila Vintém, que o Trapalhão Renato Aragão montou na Globo. Vila Tiririca será exibido à tarde, mas ainda não tem horário definido.
A dúvida é enfrentar ou não o Disney Club , que vai ao ar das 18h às 19:15h no SBT. A versão de Cao Hamburger e Anna Muylaert para o programa americano está dando tão certo que vem roubando a audiência de O amor estar no ar, da Globo. Silvio Santos gostou do negócio infantil e resolveu apelar. O dono do SBT chamou a Carla Perez, para animar um novo programa.
A falta de imaginação não é privilégio da emissora do Baú. A Manchete anuncia para 3 de agosto a estréia de cantores-mirins Sandy e Júnior como apresentadores infantis, às 17 horas, aos domingos, para tentar emagrecer a audiência do Faustão. Sandy e Júnior segue o estilo do Xuxa Park, nas manhãs de sábado na Globo.
A facilidade em seduzir as crianças com programas pouco elaborados já tem pelo menos uma vítima. O premiado e inteligente Agente G, apresentado e idealizado por Gerson de Abreu, perdeu a vez na Record para o acréscimo de uma hora no Mundo Maravilha, comandado pela baiana Mara Maravilha. Economizar neurônios parece ser também a tônica adotada pela CNT. A única atração infantil da emissora é a novela mexicana Chispita, da Televisa.
Talvez o melhor fosse fazer como a Cultura, que ou faz programas que investem na perspicácia infantil, como foi o Castelo Rá-tim-bum, ou não faz nada, caso não tenha verbas decentes para produzir.


