Pentágono oferece visitas gratuitas
PUBLICAÇÃO
domingo, 11 de março de 2001
Que tal experimentar um tour mais emocionante? Na sede do renomado FBI (Departamento de Investigação Federal), os turistas podem ver um pouco do submundo do crime. Em uma hora de visita, pode-se ver os laboratórios de trabalho, onde são realizados testes de balística e DNA, por exemplo; demonstrações de tiro ao alvo e participar de debates com os agentes federais. Você vai se sentir como num filme de Hollywood. Também há concorridas exposições de armas, que narram a história de traficantes e criminosos famosos. Quem se interessou, deve entrar no site http://www.fbi.gov.
Outro ponto bastante visitado é o Pentágono. Todo mundo quer saber o que tem lá de secreto. É super bem recebido e volta achando que de secreto não há nada. Ledo engano!. Este colossal QG americano tem cinco andares e 28 quilômetros de corredores internos. Ao se cadastrar para o passeio, o turista recebe duas moedas douradas, com a estampa do prédio, como lembrança. Fica na cidade vizinha de Arlington, na Virgínia. Oferece visitas gratuitas a cada 30 minutos, das 9h30 às 15h30.
O acesso pode ser feito de ônibus ou metrô. Este último é mais fácil, pois a estação fica exatamente dentro do Pentágono. É perto daqui que está o famoso cemitério militar de Arlington. Cada uma das 245 mil lápides brancas marcam o local de descanso de um militar americano, inclusive o do próprio presidente John Kennedy. Um tour guiado por este cemitério sai por cerca de US$ 5. Mas quem quiser andar a pé, pode. (C.C.)