O escritor Domingos Pellegrini faz sessão de autógrafos do livro ‘‘Pensão Alto Paranᒒ, hoje e amanhã, em quatro livrarias da cidade. O livro é uma coletânea dos primeiros contos do escritor londrinense, cuja edição inicial se esgotou e não foi republicada. Nessa reedição, realizada pela Imprensa Oficial do Paraná, Domingos Pellegrini trabalhou somente os contos que mereciam ser ‘‘resgatados do esquecimento’’, como prefere frisar. Muitas histórias permaneceram na memória dos leitores.
Miguel Sanches Neto, diretor da Imprensa Oficial do Paraná, escaneou os contos, transformando-os em textos digitados no computador. O conto ‘‘Patê da Paixão’’ foi transformado de meia dúzia de páginas para trinta. ‘‘A Maior Ponte do Mundo’’ veio da experiência como repórter já nos anos 70. Também inserido na coletânea, ‘‘O Encalhe dos 300’’, foi o primeiro conto de Pellegrini publicado nacionalmente, na Revista de Cabeceira do Homem, em 1974.
A publicação na revista motivou convite de editora para publicação em livro, ganhou o Prêmio Jabuti (1974), da Câmara Brasileira do Livro, na categoria contos. Antes, ainda como livro inédito, arrebatou o Prêmio da Fundação Cultural do Distrito Federal e o Prêmio Fernando Chinaglia da União Brasileira de Escritores. ‘‘Pensão Alto Paranᒒ era o nome da pensão dos pais do escritor em Londrina, na década de 50, onde crescera ouvindo histórias de peões, camelôs e mascates, migrantes e malandros.
• ‘‘Pensão Alto Paranᒒ, de Domingos Pellegrini, Editora Imprensa Oficial do Paraná, 151 páginas, R$ 15,00. Sessões de autógrafos: hoje, às 17 horas na Livraria Rosa do Povo (Av. Higienópolis, 602); dia 29, às 10 horas na Livraria Arles (Rua Piauí, 229); às 16 horas na Livraria Gaudi (Shopping Royal Plaza), e 19 horas na Livraria Bomlivro (Shopping Catuaí).

mockup