Pelas crianças da África
PUBLICAÇÃO
domingo, 15 de junho de 1997
Sônia Apolinário, Agência Estado. 
O humorista Renato Aragão viajou, semana passada, para Angola, na África. Na condição de embaixador brasileiro do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), participará de campanhas em benefício de crianças angolanas vítimas da guerra que há cerca de 20 anos toma conta do país. O trabalho, que tem por objetivo a arrecadação de fundos, será veiculado em Portugal e talvez no Brasil, pela Globo, até final do ano.
Durante uma semana, Renato cumprirá uma agenda que inclui encontro com autoridades e visita a uma das cidades mais devastadas pela guerra, Kuito, no interior. O maior problema enfrentado pelos angolanos são as minas, espalhadas por todo o país. As crianças são suas principais vítimas. Segundo dados fornecidos pelo Unicef do Brasil, existem seis minas para cada criança menor de cinco anos, no país. Além disso, em Angola, um milhão de crianças vivem em condições de extrema pobreza; o país tem a segunda maior taxa de mortalidade infantil do mundo (para cada mil nascimentos, 195 crianças morrem antes de completar um ano de vida); a população de mutilados é de 70 mil pessoas, sendo que oito mil delas são crianças com menos de 15 anos.
Há seis anos embaixador do Unicef no Brasil, Renato Aragão, de 62 anos, viajou em companhia da mulher Lílian. A emissora portuguesa RTP acompanhará toda a visita do humorista a Angola para realizar um documentário.


