No romance "Selva", o violeiro e escritor, Paulo Freire, narra a trajetória de Selva, jovem paulista apaixonada pelas plantas medicinais, e de Teófilo, sobrevivente da seca do sertão, da febre amarela, da miséria humana. Paulo Freire desfia o causo como se estivéssemos na roça e revela um Brasil nem sempre em foco: injusto e abundante, miserável e criativo, inacreditável e humano. É sobre este esse romance que ele vai falar, num bate-papo acompanhado de show que aontece nesta quinta-feira (3), no Brasiliano Bar, em Londrina, às 20h30.

As histórias do romance seguem em paralelo e inúmeros personagens se revelam ao longo da trama: o homem de um braço só, a veterinária Letícia, o pactário Zé da Lira. Enfrentando a ganância das carvoarias e enredados no cotidiano duro e solidário, criam farmácias naturais e são amparados pelas rezas do livro proibido de São Cipriano da Capa Preta, um clássico do ocultismo.

O romance foi escrito com uma trilha sonora ao fundo. Como no cinema, capítulo a capítulo, cena a cena, a trilha dá corpo às personagens e acontecimentos. Paulo Freire vive em Campinas, SP, e em entrevista à Folha, contou que Londrina será o segundo lugar de lançamento. "Fizemos em dezembro em São Paulo e precisamos recuar por causa da variante ômicron. Agora é uma grande expectativa", disse. Sobre a riqueza das personagens, expõe: "Juntei os dois mundos, o da cidade e o da roça e a perda de meu mestre violeiro Manelim somada à interrupção da rotina de shows com a pandemia foram minha motivação para escrever".

Paulo Freire: show em Londrina com lançamento de livro nesta quinta-feira (3)
Paulo Freire: show em Londrina com lançamento de livro nesta quinta-feira (3) | Foto: Roberto Aso/Divulgacao

Com uma trajetória intensa, o autor é reconhecido também pelas trilhas sonoras para episódios de séries da TV Globo, como Malu Mulher e Obrigado Doutor. Participou da composição da trilha da minissérie Grande Sertão: Veredas, também da TV Globo e compôs trilhas especiais para o programa Globo Rural. Ganhador dos prêmios Wladimir Herzog e Febraban, realizou turnê de viola-solo pela Europa, apresentando-me em festivais de World Music da Bélgica e Holanda, em 1995 e escreve desde a década de 90.

No capítulo Gameleira, narra: "Conforme se aproximavam da Gameleira, os irmãos Flor e Teó olhavam pela janela do ônibus a paisagem de sua infância. Os buritis, o cerrado, o chão ressecado, o carro de boi cortando a estrada". A obra enaltece a sabedoria e valentia da velha Luduvina no enfrentamento com as grandes empresas de mineração e carvão, e o arrojo da jovem Selva, fio condutor do romance, com suas descobertas no Brasil profundo, além dos toques de viola que retratam o movimento da natureza, como a Inhuma, o Papagaio e a Lagartixa.

Em “Selva”, o também autor explora os contrastes entre a vida na cidade grande, o sertão brasileiro e a beleza das relações humanas. Com seu trabalho pautado pela riqueza da tradição oral, tanto na música como nos causos, Paulo Freire é considerado um dos maiores violeiros e contadores de história do Brasil.

Serviço:

Show de Paulo Freire e lançamento do romance "Selva"

Quando: quinta-feira (3), às 20h30

Onde: Brasiliano Bar e Cozinha, Rua Espírito Santo, 655

Valor: Show: 30 reais. Livro: (50 reais). Ingresso + livro 70 reais

Mais informações: www.bambualeditora.com.br

---

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do

número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.