São Paulo - Se depender do sucesso de Paula Fernandes, 27 anos, e Taylor Swift, 22 anos, em seus respectivos países, o dueto das cantoras em ''Long Live'' tem tudo para chegar ao topo das paradas. A música, que acaba de ser lançada no iTunes, estará em um CD bônus no próximo álbum da norte-americana, ''Speak Now World Tour Live'', nas lojas na semana que vem.
Paula vendeu mais de 1 milhão de cópias de seu CD, DVD e Blu-ray ''Paula Fernandes ao Vivo''. Já Taylor ficou em segundo lugar no ranking da ''Forbes'' entre os intérpretes que mais faturaram em 2011, com lucro estimado em US$ 45 milhões. Paula conta que está ansiosa para se apresentar com Taylor. ''Não há nada marcado, mas quero muito que esse encontro aconteça.''
A parceria surgiu de um projeto da Universal Music, mas Paula diz que já gostava da cantora. ''Sou fã da Taylor há muito tempo, seu trabalho é incrível'', afirma. ''Fiquei feliz em dividir 'Long Live' com Paula Fernandes. Amei sua versão'', retribui Taylor Swift, em comunicado divulgado pela gravadora. Paula compôs a versão em português da letra escrita por Taylor. ''A minha parte foi gravada aqui no Brasil.''
Se a ideia é investir na carreira internacional, Paula desconversa: ''Ainda há muito o que fazer por aqui''. Mas ela afirma que tem vontade de gravar com o americano John Mayer.

Outros duetos
Não é de hoje que gravações entre artistas nacionais e estrangeiros fazem sucesso. Em 1967, por exemplo, o mestre da bossa nova Tom Jobim (1927-1994) deu início à parceria com Frank Sinatra (1915-1998), com ''Francis Albert Sinatra & Antonio Carlos Jobim'', disco que consolidou a projeção internacional do maestro.
Nos anos 2000, uma das mais emblemáticas parcerias é ''Boa Sorte/Good Luck'', de Vanessa da Mata com o californiano Ben Harper. Gravada em 2007, a canção continua rendendo frutos. Em um show no Brasil, em dezembro, Harper levou a plateia ao delírio ao chamar a brasileira ao palco.
Já o astro do hip-hop Snoop Dogg se uniu a Marcelo D2 em ''Obrigado, Brasil'', gravada à distância pelos dois - D2 do Rio e Snoop de Los Angeles. Há ainda Claudia Leitte e Ricky Martin, que lançaram o sensual videoclipe de ''Samba'', e Wanessa, que chamou a atenção no exterior com o hit ''Fly'', dueto com o rapper norte-americano Ja Rule - que chegou às pistas de cidades como Nova York e Miami.

mockup