Paul Simon prepara musical
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 08 de outubro de 1997
Claudia Pires Agência Folha 
ReproduçãoPaul
Simon:
músicas
do espetáculo
estarão
no novo
discoAs dificuldades enfrentadas pelos imigrantes porto-riquenhos nos Estados Unidos são tema do novo espetáculo da Broadway The Capeman, primeiro trabalho do cantor Paul Simon em musicais.
Simon é responsável pelo projeto, produção e trilha sonora. Ele está desenvolvendo esse trabalho a cerca de sete anos. The Capeman estréia na Broadway em dezembro próximo e é baseado na história do porto-riquenho Salvador Agron, que viveu em Nova York nos anos 50. Ele foi condenado à morte aos 16 anos pelo assassinato de dois adolescentes, em uma briga de gangue, em 1959. Agron passou mais de dez anos na cadeia até conseguir fugir e desaparecer no Arizona.
Para Paul Simon, a intenção do musical não é apenas contar a história de Agron e de sua família, e sim tentar mostrar as pressões sociais que podem levar um jovem a cometer um crime. Ele disse acreditar que a sociedade não perdoa algumas pessoas. Nessa situação, é difícil julgar e definir quem são os verdadeiros culpados, afirmou Simon.
O cantor disse que nunca tinha pensado em fazer um musical antes do lançamento do seu álbum Graceland, em 1985. Ele disse que a história do porto-riquenho só despertou o seu interesse nos início dos anos 90. Nessa época, entrei em contato com a família e expliquei que queria apenas contar a história do rapaz, e não condená-lo de novo. Ainda não sei se o resultado vai agradar, mas estou muito orgulhoso do trabalho.
Além de compor a trilha, Simon participou da escolha do diretor e coreógrafo do espetáculo, Mark Morris, e de boa parte do elenco, composto por 40 pessoas.
A trilha sonora de The Capeman possui 30 músicas compostas por Paul Simon, que misturam rock, salsa e música gospel. As músicas farão parte do novo disco do cantor, Songs from the Capeman, que deve ser lançado pela Warner no próximo dia 18 de novembro.


