PATRIMÔNIO HISTÓRICO - UEL faz campanha para recuperar o que sobrou do Ouro Verde
Pouco mais de um mês após o incêndio que destruiu o Cine Teatro Ouro Verde, o teatro ainda aguarda os recursos necessários para conseguir respirar novos ares.
Estimando altos custos para os primeiros passos na reconstrução do teatro, a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Estadual de Londrina (Fauel) firmou um convênio com a UEL para a captação pública de recursos. Antes de solicitarmos o dinheiro para a reconstrução ao Governo, precisamos definir as adaptações que serão feitas nessa reforma, explica a professora Silvia Galvão, diretora do Centro de Tecnologia e Urbanismo (CTU) da UEL e também uma das envolvidas na iniciativa da arrecadação pública.
A professora explica que o dinheiro captado será destinado, em primeiro lugar, para ajudar na limpeza minuciosa do local. O projeto original será mantido, mas precisamos limpar tudo, analisar cuidadosamente o que sobrou, definir o quanto que poderá ser reaproveitado da estrutura e como serão feitas as novas adequações de segurança, aponta.
Entre as ações de captação já definidas pela UEL e pelo Ministério Público está a do patronato de 500 poltronas do novo Ouro Verde o custo para batizar um assento é de R$ 5 mil. A arrecadação também será feita através de doações, de qualquer valor, que devem ser depositadas em uma conta bancária exclusiva, da agência 4113 do Banco Itaú, conta corrente 14888-8. Outras informações pelo tel. (43) 3321-3262 ou pelo e-mail: [email protected].
● Ocorrido no dia 12 de fevereiro, consumiu toda a parte interna do teatro. Laudo do Instituto de Criminalística apontou como causa curto-circuito na fiação elétrica que ficava sobre o forro
● Inicialmente construído para funcionar como cinema, o atual Teatro Ouro Verde irá completar 60 anos em dezembro deste ano. A sua reconstrução estaria estimada em R$ 25 milhões
O Programa Folha Cidadania tem como objetivo criar o hábito de leitura entre os jovens.





