Existem medos para todo tipo de criança. Medo de monstro. Medo de assombração. Medo de tempestade. Medo de bruxa. Medo de escuridão. Medo de palhaço. Medo de sapo. Medo de tubarão.

Existem medos para todo tipo de criança, mas Pati não se contentava em ter apenas um ou dois medos. Ela tinha todos, na verdade uma coleção de grandes e pequenos medos.

A história dos medos da pequena Pati é narrada pela escritora e ilustradora sueca Pija Lindenbaum em “Pati e os Lobos”, obra infantil publicada editora Companhia das Letrinhas.

Por ter medo de quase tudo, Pati enxergava coisas que as outras crianças não enxergavam.

Ao olhar para um cachorro, por exemplo, os amigos de Pati enxergavam um cãozinho fofinho pedindo afago.

Pati, ao contrário, enxergava um cão de unhas compridas, dentes pontudos, ensandecido por alguma loucura e capaz de cravar os dentes em qualquer coisa.

Certo dia, ao participar de um passeio pelo bosque com os colegas da escola, a menina procura evitar tudo o que lhe provoca medo. Tentando escapar daquilo que pode assustar, Pati acaba se perdendo do grupo. Fica sozinha e perdida no meio da floresta.

Para piorar a situação, surge em sua frente uma matilha de lobos cinzentos e dentuços. Lobos assustadores. Sem saída, a menina utiliza uma estratégia simples para vencer o pavor: brincar com os lobos.

No começo os lobos não entendem muito bem as brincadeiras de criança, mas logo sugerem algumas brincadeiras de lobo. No processo de interação com os bichos, Pati transforma medo em diversão.

“Pati e os Lobos” demonstra que os medos deixam de ser assustadores quando enfrentados. E que cada criança possui seu próprio momento de enfrentar esse desafio. Afinal, existe solução para os medos de todo tipo de pessoa.

.
. | Foto: Reprodução

Serviço:

“Pati e os Lobos”

Autor – Pija Lindenbaum

Editora – Companhia das Letrinhas

Tradução – Fernanda Sarmatz Akesson

Páginas – 40

Quanto – R$ 39,90