Passeio ao castelo do conde
PUBLICAÇÃO
domingo, 03 de agosto de 1997
Cleide Cavalcante Agência Estado 
ReproduçãoO Castelo de Drácula, na TransilvâniaO lançamento de um dos maiores clássicos do terror á Drácula, de Bram Stoker, está completando 100 anos. A história do famoso vampiro deu origem a vários outros livros e filmes do gênero. O conde Drácula teria vivido na Transilvânia, região que, atualmente, explora o mito lucrando com o turismo. Para quem gosta de aventuras inusitadas, o livro Em busca de Drácula e Outros Vampiros, lançado no Brasil pela Editora Mercuryo, traz um amplo roteiro de viagem pelos lugares por onde o mais famoso protogonista de histórias de terror teria vivido.
Após profunda pesquisa a dupla de autores, Raymond McNally e Radu Florescu, resolveu visitar o Palácio de Drácula. Para melhor se locomover, o ideal é alugar um carro em Bucareste. O roteiro sai do norte da cidade, pela rodovia Pitesti. Pegue um atalho em Gaesti, Estrada 72, até Tirgoviste. É lá que estão as ruínas do maior castelo de Drácula. Pode-se sentir um frio na espinha, ao visitar a torre principal do palácio. Neste local, Drácula mandava deixar suas vítimas empaladas.
Na verdade, o conde que inspirou Stoker não era conde, e sim príncipe. Vladimir Zepesc nasceu na cidade de Sighisoara, na Transilvânia, no nordeste da Romênia, no ano de 1431. Hoje, no prédio onde Drácula residiu, de seu nascimento até o ano de 1436, funciona um restaurante. A cidade ainda conserva muito da arquitetura e dos costumes do século XV.
Drácula era filho de Vlad Dracul, membro da Ordem do Dragão, (em romeno, dracul significa dragão) e da princesa Cneajna. Na adolescência vagou pelos calabouços dos turcos. E, talvez, neles tenha desenvolvido o espírito perverso pelo qual tornou-se conhecido e temido.
A empalação era uma técnica antiga de tortura que Vlad aprendeu com os turcos, pela qual a vítima tinha seu corpo perfurado, a partir do reto, por uma vara pontiaguda. Foi, assim, que o conde ganhou o apelido de Tepes, o Empalador. Mas, Vlad Tepes ou Dracul, como também era conhecido, aperfeiçoou o método. E suas atrocidades eram cada vez mais horripilantes.
Para visitar o Castelo Drácula, pegue a rodovia Pitesti, entre na estrada 7C, até a capital eclesiastíca de Drácula, Curtea de Arges. Foi na cidade que aconteceu a coroação do príncipe. De Curtea de Arges siga 20 quilômetros ao norte, até uma grande usina hidrelétrica. É ali que está o castelo. São mais de 1.300 degraus até as ruínas da edificação. Tem uma lenda que diz que a esposa de Drácula teria se suicidado se atirando do alto de uma das torres do castelo.


