A França se consolidou em 1998 como o país que mais recebeu turistas. Foram 70 milhões de visitantes, segundo a Organização Mundial do Turismo. O impacto econômico provocou um faturamento de US$ 31,2 bilhões, 7% superior a 1997. Havia um grande temor de que haveria um esvaziamento de turistas durante o verão por causa da Copa do Mundo, mas os números mostram o contrário. O maior evento esportivo do mundo contribuiu para aumentar o número de visitantes na França. ‘‘A excelente mobilização dos profissionais de turismo franceses nos permitiu um bom progresso e demonstrou que somos capazes de organizar e ser anfitriões de um evento tão grande’’, elogiou a ministra do Turismo, Michelle Demessines.
Um outro recorde francês em 98 foram os 6 milhões de turistas que conheceram a Torre Eiffel, o monumento mais visitado do mundo, superando o maior movimento registrado até então que era de 1992, de 5,8 milhões de turistas. A Torre Eiffel também foi eleita o monumento símbolo da Europa. Outros monumentos que receberam grande público no ano passado foram o Museu do Louvre, com 3 milhões de visitantes, e o Palácio de Versalles, com 2,3 milhões de pessoas. Esses números e atrações colocam Paris como a cidade favorita para receber o maior público durante a passagem do milênio. A capital francesa trava uma disputa direta com outras duas grandes cidades, Nova York e Londres.
Uma outra novidade da capital francesa é que a Euro Disney começa a cair no gosto dos europeus. No ano passado foram 12,51 milhões de visitantes. Com isso, a Disneyland Paris vai ganhar um novo parque temático. Muito pouco foi divulgado sobre o novo empreendimento turístico, mas sabe-se que ele será construído ao lado do Euro Disney e estará dividido em duas linhas de atrações: a primeira, voltada exclusivamente ao que há de mais avançado em termos de efeitos especiais; a segunda, um espaço totalmente dedicado ao cinema, onde também será montado um estúdio de TV. O novo parque deverá ser inaugurado em 2002. Seu custo total está orçado em aproximadamente US$ 790 milhões.
Já o Brasil, conforme a OMT, teve um aumento de 10% na recepção de estrangeiros em 1998, tendo recebido 3 milhões de visitantes, ocupando a 39ª posição entre os países que mais recebem turistas. São dez posições a mais do que em 1995 e 14 a mais do que em 1990. Os números da OMT, ainda não levam em conta as viagens dos turistas por terra. Quando esses dados forem computados, em março, o Brasil deve subir para a 28ª posição no ranking, com 5,5 milhões de visitantes. Em 1999, a perspectiva é de que ocorra um aumento ainda maior. Antes da desvalorização do Real, a Embratur projetava um crescimento de 4% no número de visitantes ao Brasil. Agora, a previsão é de um crescimento de, no mínimo, 12%. O fenômeno oposto é esperado nas viagens de brasileiros ao exterior.

mockup