Com recursos da Lei Aldir Blanc, a Superintendência-Geral da Cultura do Paraná lançou o Edital Prêmio Incentivo ao Desenvolvimento de Longas-Metragens Paranaenses. A iniciativa irá premiar propostas de desenvolvimento de projetos cinematográficos inéditos de ficção (live action ou animação) inscritos por produtoras audiovisuais paranaenses independentes. Dez projetos serão selecionados e receberão R$ 50 mil cada. Podem participar do processo seletivo apenas pessoas jurídicas. As inscrições devem ser feitas até o dia 22 de novembro.

A ideia é  premiar propostas de desenvolvimento de projetos cinematográficos inéditos de ficção (live action ou animação) inscritos por produtoras audiovisuais paranaenses independentes
A ideia é premiar propostas de desenvolvimento de projetos cinematográficos inéditos de ficção (live action ou animação) inscritos por produtoras audiovisuais paranaenses independentes | Foto: iStock

As filmagens dos longas-metragens inscritos devem acontecer no território do Paraná. As filmagens deverão ser executadas por produtoras audiovisuais paranaenses independentes, pessoas jurídicas, de direito privado, com fins lucrativos, com registro regular e classificadas como produtoras brasileiras independentes na Ancine. As empresas precisam estar estabelecidas em território paranaense há, no mínimo, dois anos a partir da data de inscrição.

A obra cinematográfica deverá ter duração superior a 70 minutos. Os projetos poderão ser inscritos até o dia 22 de novembro pelo site www.sic.cultura.pr.gov.br. Os projetos inscritos serão avaliados por uma Comissão de Análise Técnica e Mérito composta por cinco membros, a serem definidos pela Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura. A data de publicação do resultado final do processo seletivo ainda não foi divulgada. Os proponentes poderão acompanhar as etapas classificatórias pelo sistema SIC.Cultura.