Enquanto museus e bibliotecas permanecem fechadas devido à pandemia no Paraná, o público tem a oportunidade de acompanhar diversas atividades artísticas e culturais que estão sendo transmitidas gratuitamente pela internet. Artistas e produtores de diversas instituições paranaenses criaram conteúdos diversos no formato virtual para atender a demanda reprimida neste período de isolamento social. A programação digital foi intensificada nesta fase em que o Estado enfrenta uma nova fase de fechamento de espaços entrar novamente da bandeira vermelha.

Em tempos de distanciamento social e tantas reflexões sobre o futuro, a espiritualidade das benzedeiras do Paraná pode ser um alento. O Museu Paranaense (Mupa) produziu uma série de podcasts com essas sábias mulheres. A playlist completa “Benzedeiras do Paraná: Mulheres de Fé” pode ser acessada no canal do Mupa no YouTube. No mesmo endereço virtual, o internauta também pode fazer uma visita guiada à exposição “Educação pela Pedra”. Guiada pelo próprio curador, Moacir dos Anjos, a visita faz um passeio pela mostra que toma como ponto de partida o poema homônimo de João Cabral de Melo Neto, publicado em 1966, em livro de mesmo nome. A exposição é formada por produções de Jonathas de Andrade, Jimmie Durham e Agrippina Manhattan, entre outros artistas. Há ainda conjuntos de diafilmes produzidos entre 1962 e 1964, utilizados no processo de alfabetização de Paulo Freire.

No canal do Museu Oscar Niemeyer (MON) na plataforma Google Arts & Culture (https://artsandculture.google.com/partner/museu-oscar-) é possível visitar inúmeras exposições recentes do museu numa experiência muito próxima do real. Além de mostras que estão em cartaz como “África, Mãe de Todos Nós”, é possível relembrar grandes mostras que já passaram pelo espaço, como “Irmãos Campana”. O MON também foram disponibilizou várias oficinas artísticas pelo site www.museuoscarniemeyer.org.br/mon/monemcasa/.

A atração do Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR) é a exposição virtual “Histórias que o Museu Conta”, que busca ecos do passado de Curitiba. A mostra que está no site do museu (www.mis.pr.gov.br) conta com imagens de fotógrafos importantes da cidade, como Jesus Santoro, Dario Vellozo, além de vídeos da TV Iguaçu.

Balé Teatro Guaíra
Balé Teatro Guaíra | Foto: Maringas Maciel/ Divulgação

No canal do Teatro Guaíra no Youtube, a playlist Guaíraflix reúne os principais sucessos do Balé Teatro Guaíra e da Orquestra Sinfônica do Paraná. Estão na lista clássicos como “O Lago dos Cisnes”, com o balé, e a ópera “João e Maria”, com a orquestra. E para celebrar o aniversário de 36 anos da Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP), os músicos Analaura de Souza Pinto e Sebastião Interlandi Jr. apresentam um podcast contando os bastidores da criação da OSP. Os programas podem ser ouvidos nas plataformas Spotify, SoundCloud e Deezer.

A Biblioteca Pública do Paraná (BPP) oferece “A Era Uma Zine” , uma produção feita especialmente para o público infantil totalmente digital. Cada uma das mais de 60 edições tem um tema específico e um projeto gráfico novo. Os fanzines podem ser acessados no link https://linktr.ee/eraumazine. Já o canal no Youtube BPP conta com duas seções: a Infantil Convida, publicada às segundas-feiras, que traz conteúdos selecionados e gravados por contadores parceiros; e a hora do Conto Virtual, que vai ao ar às quartas, disponibiliza vídeos produzidos pela própria equipe da Biblioteca.

Já o Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR) publica semanalmente em suas páginas no Instagram e Facebook conteúdos que apresentam os artistas que compõem o acervo de 1.800 obras. As publicações são pequenas aulas de história da arte do Paraná e do Brasil, baseadas em informações presentes nos arquivos, documentos e biblioteca do Setor de Pesquisa do MAC.

Confira o Balé Guaíra em O Lago dos Cisnes

...

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1