Imagem ilustrativa da imagem Paraná inicia pagamento de auxílio emergência
| Foto: Divulgação

O Governo do Estado do Paraná, por meio da Superintendência Geral da Cultura, encaminhou para o Banco do Brasil na sexta-feira (30) o pagamento do Auxílio Emergencial – Renda. As quatro parcelas do benefício serão pagas de uma única vez, retroativamente. A quinta parcela do primeiro lote será paga na próxima semana. Os que se cadastraram no segundo lote (de 14/09 a 14/10) receberão 5 parcelas de uma só vez, na próxima semana.

O cadastramento segue aberto até 14 de novembro de 2020. As dúvidas sobre o benefício poderão ser esclarecidas pelo telefone (41) 3321 4710. A consulta das solicitações estará disponível no endereço: https://www.sic.cultura.pr.gov.br/auxilio/consulta.php.

Farão jus à renda emergencial os trabalhadores e trabalhadoras da cultura com atividades interrompidas e que comprovaram:

1- Terem atuado social ou profissionalmente nas áreas artística e cultural nos 24 (vinte e quatro) meses imediatamente anteriores à data de publicação desta Lei, comprovada a atuação de forma documental ou autodeclaratória;

2 - Não terem emprego formal ativo;

3 - Não serem titulares de benefício previdenciário ou assistencial ou beneficiários do seguro-desemprego ou de programa de transferência de renda federal, ressalvado o Programa Bolsa Família;

4 - Terem renda familiar mensal per capita de até 1/2 (meio) salário-mínimo ou renda familiar mensal total de até 3 (três) salários mínimos.