''...Eu tinha um aquário com peixes vermelhos e dentro da gaiola tinha um passarinho, uma cotovia incrível! E eu não sei bem o que me deu, porque não é que eu acabei botando os peixinhos vermelhos na gaiola e o passarinho dentro do aquário!''. É de se imaginar tal situação... E se estivéssemos pensando em seres humanos?
É esse paralelo que o espetáculo ''Cabaré Amalgama'' traça para falar das possibilidades de ver o mundo de outra maneira. Protagonizada pelas atrizes Carla Dyacov e Camila Fontes, com participação especial de Maísa Matos, a montagem estréia hoje em Londrina, com direção de Rafael Camargo. ''Cabaré Amalgama'' fica em temporada de sexta-feira a domingo, até o dia 27 de julho, no TOU.
O projeto, intitulado CAB, foi aprovado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura de 2002 e obteve prorrogação de prazo para ser executado este ano. Partindo da idéia de criar um trabalho ambientado em um cabaré, Camila Fontes e Carla Dyacov apresentaram a proposta ao diretor Rafael Camargo. O caráter alternativo do trabalho de pesquisa foi a senha para fechar a parceria. Há quatro meses eles preparam o espetáculo.
Inspirado na obra do cômico alemão Karl Valentin (1882-1948), além de textos de Dorothy Parker, Clarice Lispector, Julio Cortazar e Emily Dickinson, ''Cabaré Amalgama'' trata da riqueza humana e da falta de tolerância, de comunicação e empatia entre as pessoas.
''A aproximação entre os seres humanos está cada vez mais complicada. Se as pessoas assumissem o que são... Ninguém está acostumado a quebrar convenções'', aponta Rafael Camargo. ''Existe um padrão de que você só está feliz quando é parecido com os outros, quando é aceito. Só se realiza quando o espelho sorri para você. Existe aí a falta de olhar em busca do entendimento, do outro, da coragem de mudar, de cultivar a estranheza''.
Trabalhando a idéia de um aquário como metáfora do Planeta, a peça traz para a cena a possibilidade de mudança diante do novo. ''Experimentamos e buscamos contrastar mundos diferentes, ritmos, temperaturas, cores e possibilidades humanas, para falar da mudança repentina de estado de espírito e dessas possibilidades. É disso que tratamos no espetáculo'', antecipa o diretor.
Essa mistura de elementos diversos, que contribuem para formar o todo, é a amálgama do Cabaré. A partir dela, as atrizes levam para o palco fragmentos de universos isolados. Cenas de uma mulher apaixonada, neurótica à espera de um telefonema, da relação entre mãe e filho, crianças, donas de casa, artistas e entre as próprias atrizes.
O texto final da peça ganhou também fragmentos autobiográficos. Toda a concepção do espetáculo, partindo do texto, passando por cenário, figurino e iluminação, partiu da pesquisa das obras dos autores escolhidos. A trilha sonora de Luciano Silva foi inspirada na canção ''My favorite things'' (composta por Richard Rodgers para o filme 'A Noviça Rebelde').
Radicado em Curitiba, o diretor Rafael Camargo criou há três anos a Cia. Portátil, com a qual administra o espaço Multiprocessador e mantém atualmente quatro espetáculos em cartaz: ''As Fabulosas'', ''As Sete Cartas de Sofia'', ''Linguiça no Campo'' e ''A Anta de Copacabana''.
SERVIÇO:
''Cabaré Amalgama'' Espetáculo com Camila Fontes e Carla Dyacov. Convidada especial: Maísa Matos. Direção: Rafael Camargo. Design gráfico: Adriana Alegria. Estréia: hoje, às 21 horas, no TOU (Rua Rio Grande do Sul, 75), em Londrina. Temporada: até 27 de julho sextas-feiras, às 24 horas; sábados, às 22 horas, e domingos, às 20 horas. Patrocínio: Secretaria de Cultura de Londrina/Lei Municipal de Incentivo à Cultura, Cultura Inglesa e Farmshopping. Apoio: Midiograf, Caco Self Service, Splash Centro Aquático, Unopar/Hotel do Lago, Barraco da Sopa, Cedro Hotel e Armazém da Luz. Duração: 60 minutos. Preço promocional: R$ 5,00.

mockup