Para tirar a plateia das poltronas
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013
Nelson Sato<br>Reportagem Local 
Se o ano começa mesmo depois do Carnaval, como apregoa a máxima popular, o Núcleo Ás de Paus não quer perder tempo neste início de temporada.
Passada a folia, o premiado grupo teatral anuncia uma intensa programação em 2013 para comemorar seus 5 anos de atuação em Londrina.
O cronograma, batizado de "Giro", foi dividido em várias etapas. A estreia do seu novo espetáculo encabeça as atividades que incluem a realização de uma oficina, duas palestras e uma exposição de ilustrações criadas para o projeto visual da nova montagem.
O espetáculo, intitulado "Singra", terá uma apresentação para convidados nesta sexta-feira. A estreia para o público em geral será no dia 28 de fevereiro abrindo temporada de duas semanas com apresentações de quinta-feira a domingo, sempre às 20h, na Vila Usina Cultural.
A peça, que traz direção coletiva, foge de padrões convencionais. Não oferece um enredo linear com começo, meio e fim. De acordo com a atriz Bruna Monã, aborda temas universais num formato dinâmico, que exige a participação da plateia. "Discutimos questões ancestrais da humanidade com um apelo sensorial junto ao público. Não é um espetáculo fechado de caixa preta. `Singra´, o titulo da peça, quer dizer movimento veloz do navio ou barco. A proposta é que o espectador ande e acompanhe os personagens em sua itinerância pelo galpão", assinala.
Ela explica que, na encenação, todo o espaço da Usina Cultural é utilizado como palco. "A plateia é participante ativa percorrendo desde a rua até os dois barracões e o pátio. Os espectadores interagem com a iluminação, o video e as instalações", salienta. Durante a temporada do espetáculo, acontecerá uma exposição de ilustrações de Daniele Stegman criadas para a arte visual da peça.
A exemplo de "A Pereira da Tia Miséria", primeira montagem da trupe, a nova peça também tem patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).
O primeiro trabalho estreou em 2010 e trouxe reconhecimento ao grupo que foi, inclusive, premiado em Curitiba com o Troféu Gralha Azul nas categorias Melhor Espetáculo, Melhor Ator (Guilherme Kirchheim) e Melhor Figurino (Alex Lima). Os dois artistas premiados estão presentes também em "Singra" ao lado de Bruna, Adalberto Pereira, Camila Feoli, Rebeca Oliveira, Thunay Tartari, Luan Valero (textos), Rogério Costa (que assina figurino/cenário com Alex) e Eric DÁvila (concepção e direção musical).
Este último, um londrinense radicado em São Paulo, conduzirá a oficina "Peregrinações Cantadas", que acontece neste fim de semana na Funcart: sábado, das 9h às 12h e das 14h às 17h, e domingo, das 14h às 17 horas. A oficina é descrita como uma vivência interdisciplinar para que o participante descubra novas formas de relacionar texto e musicalidade, desenvolvendo sua voz em relações com espaços diversos.
Para março, o grupo programou duas atividades formativas. A primeira será a palestra "Teatro contemporâneo: Caminhos entre o pós-moderno, o pós-dramático e o performativo" com a professora Daiane Dordete Steckert Jacobs (da UDESC/SC) no dia 02; e a segunda será a palestra "Vida, uma experiência estética", com a professora Marília Siqueira Gratão no dia 09. Toda a programação pode ser acessada no site do Núcleo (www.nucleoasdepaus.com.br), que também está sendo lançado este mês.
Serviço:
Pré-estreia do espetáculo "Singra" (para convidados) dia 22 de fevereiro às 20h na Usina Cultural (Av. Duque de Caxias, 4159, esquina com São Salvador).
Oficina "Peregrinações Cantadas", com Eric DÁvila dia 23 das 9h às 12h e das 14h às 17h e dia 24 das 14h às 17h na Funcart (Av. Senador Souza Naves, 2380). Taxa de inscrição: R$ 30,00.
Estreia do espetáculo "Singra" dia 28 de fevereiro, às 20h, na Usina Cultural de Londrina. Temporada até dia 10 de março, de quinta a domingo. Retirada dos ingressos com uma hora de antecedência.
Exposição das ilustrações de Daniele Stegmann para a arte visual do espetáculo "Singra" - Durante todo mês de março no saguão da Usina Cultural
Palestra "Teatro Contemporâneo: caminhos entre o pós-moderno, o pós-dramático e o performativo", com Daiane Dordete Steckert Jacobs (da UDESC/SC) dia 02 de março, às 10h, na Usina Cultural
Palestra "Vida, uma experiência estética", com Marília Siqueira Gratão Dia 09 de março, às 10h, na Usina Cultural.
Informações: 9623-2078 e 9102-0955
www.nucleoasdepaus.com.br
[email protected]


