Para matar a saudade
PUBLICAÇÃO
domingo, 15 de junho de 1997
Alexandre Loures Agência Folha 
Daqui a um mês, os fãs do Legião Urbana poderão, pela última vez, comprar um disco com músicas inéditas da banda. O grupo, que já vendeu cerca de três milhões e meio de cópias de seus oito trabalhos anteriores, incluindo uma coletânea ao vivo, prepara para julho o lançamento de Uma Outra Estação. Esse disco, que é último sopro criativo do Legião Urbana, acabou de ser finalizado em um estúdio nova-iorquino por Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá. Foi uma barra terminar um disco sem o Renato, ele é quem centralizava esses trabalhos de finalização, mas acho que o resultado ficou ótimo - afirmou Dado.
O disco tem 15 músicas, a maioria tinha sido gravada para fazer parte do CD A Tempestade, que era para ser duplo. Segundo Dado, as músicas estavam com gravações de primeiro take, inclusive os vocais de Renato Russo. Apesar disso, todo o trabalho musical foi feito apenas pelos remanescentes da banda e Carlos Trilha, que já havia participado da gravação do CD anterior e dos dois discos solo de Russo.
Canções do Aborto Elétrico - banda punk de Brasília que deu origem ao Legião e a outras bandas, como Capital Inicial e Plebe Rude - também estão presentes no novo trabalho. Uma delas é Dado Viciado, em uma versão acústica, com voz e violão, e que não fora gravada antes para evitar que o personagem da música fosse confundido com o guitarrista da banda.
Algumas peculiaridades marcam o último trabalho da Legião, como Sagrado Coração, que tem a letra publicada no encarte, mas que não chegou a ter os vocais gravados. Outra novidade é a inclusão de uma instrumental, tema do filme Matar ou Morrer, embora a banda já houvesse composto canções sem vocais, como Central do Brasil, do Dois, e Ordem dos Templários, do disco V.
O Legião deve ser também tema de um documentário da HBO, que vai focar a música jovem no Brasil a partir dos anos 80. A idéia, que partiu de Dado Villa-Lobos e Flávio Tambeline, da produtora Ravina, ainda está em fase embrionária, mas deve ser concluído até o final do ano. Paralelamente a esse projeto, o guitarrista da Legião, por intermédio da sua gravadora, Rock It, pretende produzir um tributo à obra da Legião Urbana, com a participação de artistas convidados.


