Quem não conseguiu assistir durante a semana as produções vencedoras do Festival & Prêmio Curta! Documentários terá oportunidade de maratonar o conteúdo neste fim de semana. É que o Curta! faz duas maratonas com os cinco filmes em sequência no sábado (18), às 10h, e no domingo (19), às 16h30. E pelo site (CanalCurta.tv.br), toda programação do canal poderá ser assistida gratuitamente na íntegra, incluindo as produções vencedoras, basta se cadastrar.

Na categoria Música venceu o filme “Garoto: Vivo Sonhando”, de Rafael Veríssimo; em Artes, a série “Onde Nascem as Ideias”, de Carolina Sá; em Cinema o premiado foi “Glauber, Claro”, longa de César Meneghetti; em Pensamento, “Pessoas – Contar Para Viver”, de Marcelo Machado, Marco Del Fiol, Pedro Cezer, Tatiana Toffoli e Viviane Ferreira; e em Sociedade, o escolhido foi “Àkàrà, No Fogo da Intolerância", de Claudia Chávez.

Os vencedores foram escolhidos por um time de jurados formado por jornalistas, escritores e personalidades da cultura. Eles selecionaram as produções a partir de uma lista prévia, formada pelos filmes e séries mais bem votados pelo público que acompanhou o festival, através do site do canal. O Festival foi promovido pelo Grupo Curta! para comemorar os 10 anos do canal, ofereceu mais de R$ 200 mil em prêmios, ao lado dos parceiros LuzRio e Quanta.

O júri técnico contou com a participação do psicanalista Christian Dunker, das historiadoras Mary Del Priore e Giovana Xavier, da psicanalista e crítica literária Fabiane Secches, da professora de cinema Consuelo Lins, do pesquisador Hernani Heffner, da crítica de dança Silvia Soter, do professor de história da arte Paulo Sergio Duarte, da gestora Adriana Rattes e dos jornalistas Eduardo Bueno, Mauro Ferreira, Miguel Conde, Luiz Carlos Merten, Lorena Calábria e Bernardo Araujo.

O Festival & Prêmio Curta! Documentários comemorou os dez anos do canal Curta! – completos em novembro último e se firmou como uma celebração da qualidade da produção viabilizada pela política pública de fomento ao audiovisual nacional para televisão. Ao todo, foram 87 filmes e 59 séries concorrentes, somando mais de 700 conteúdos individuais. Todos receberam financiamento do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), que é abastecido pela Condecine.

* Com assessoria de imprensa.