Curitibano gosta sim de Carnaval mas, queira ou não, a capital paranaense fica mais famosa nessa época do ano justamente por oferecer diversas atrações para aqueles que são avessos à tradicional folia. A programação alternativa à festa do Momo acaba trazendo muita gente do interior do Estado e também de outras regiões, inclusive do exterior.
A atração mais procurada por quem prefere o Carnaval alternativo curitibano é o festival Psycho Carnival, que chega à 10 edição cheio de atrações. Entre as 18 bandas que se apresentam nas três noites oficiais do evento estão destaques locais, como Hillbilly Rawhide e As Diabatz, e grupos gringos, a exemplo de Klingonz, do Reino Unido, e Chibuku, da Alemanha.
O Psycho Carnival também oferece outros eventos paralelos para os roqueiros ocuparem o dia, como almoços de confraternização, oficina de rock, matinê, copa de futebol entre as bandas, caminhada dos ''mortos'' (a já conhecida Zombie Walk) e apresentações gratuitas nas Ruínas do São Francisco, no Largo da Ordem.
No Wonka Bar, o Wonkarnival começa a folia roqueira hoje com show do grupo curitibano Mordida. No domingo a proposta é de rock carnavalesco dançante e a noite de segunda-feira mostra um pouco a faceta eclética da casa, com marchinhas antigas e samba tradicional, sem perder o verniz alternativo.
Destaques da cena local, como o curioso freak jazz do Los DiaÀos, o emo do Áyira e o tradicional rock'n'roll da Relespública, são as apostas do Jokers Pub no seu Jokers Rock Carnival, já que neste ano o reduto dos topetudos do Psycho Carnival mudou de endereço. O evento foi alterado, no entanto, a proposta alternativa continua, diz o proprietário.
No James Bar, o Carnaval alternativo tem sua faceta tradicional no domingo, com a apresentação do grupo Gente Boa da Melhor Qualidade interpretando grandes clássicos do samba de raiz. A segunda-feira deve ser a noite mais concorrida, com a apresentação da ascendente Copacabana Club e sua mistura de pop com rock dançante.

mockup