Questionou-me o garçom: ''Dona Maria, gostaria de conhecer mais sobre vinhos. O que a senhora, como chefe da cozinha, poderia dizer? Quais são os vinhos que podem ser considerados bons?'' Respondi prontamente, sempre em tom de brincadeira, claro. ''Sabe R..., para mim só existem dois tipos de vinho: os que gosto e os que não gosto.''
Pessoas que apreciam muito vinho, sabem que cada garrafa destampada tem sempre um quê de surpresa, de curiosidade, um campo palativo a ser descoberto, uma região de sensações a serem sentidas e descobertas. Que mais sei sobre vinho? O ruim deixa a língua roxa, os doces têm que ser doces pela frutose da uva com que foi feito, os processos variam, mas as técnicas, o solo, o ano (por causa do clima) e a paixão pela arte de produzir, influenciam muito para se obter um bom vinho. Se a qualidade do vinho e a companhia - muito importante, nem que seja só a sua - forem ruins, sem dúvida você terá no mínimo, um pouco de dor de cabeça.
Vinho bom, não mancha roupas de lã ''cashimir''. E por aí vamos, que o assunto é interminável, e sou apenas uma aprendiz... Gosto muito de usar vinho na comida, tenho várias receitas doces e salgadas. Mesmo para cozinhar, com o álcool evaporando durante o cozimento, fica o aroma, o buquê do vinho utilizado. Cozidos de carne e assados ficam especialmente bons com vinhos tintos secos, especialmente carne de cordeiro e aves também. O segredo é o marinado com vinho. A carne que vai ficar nesse tempero fica a seu critério.
Molho para Guisados
(Ou para ''Galo Afogado'' que, neste caso, os franceses chamam de Coq au Vin)
(porção para 6 pessoas )
500 mls de bom vinho tinto seco
2 folhas de louro rasgadas
1 cabeça de alho muito bem socada com sal e pimenta do reino em grãos (uns 4 grãos)
1 pequeno ramalhete de manjericão levemente amassado com as mãos
4 cebolas cortadas em quatro.
1/2 copo americano de azeite ou óleo.
Modo de fazer
Misture todos os ingredientes ao vinho, num recipiente que não seja de alumínio, e regue com este molho a carne a ser preparada. Deixe pelo menos uma noite pegando gosto, ou marinando. Depois, existem 2 processos para se fazer a carne: ou assada em forno, ou numa panela, que se for de pressão também dá mais certo. No forno, em forma refratária ou assadeira que, nesta etapa, pode ser de metal, mantenha as cebolas que vão virar molho e ficam deliciosas assadas e vá regando o assado com este caldo, até a carne ficar macia e o caldo engrossar, sem secar. Quanto mais lento o processo melhor. Portanto use fogo baixo. O mesmo vale para a panela. Se você for vegetariano, use só batatas, que ficarão deliciosas preparadas com este caldo. Não esqueça de tirar o galho de manjericão, antes de assar. Ele já terá prestado sua função de perfumar ainda mais o vinho. Bom proveito! Excelente prato para noites frias.
Maria de Los Angeles

mockup