Palco Sunset ganha destaque nesta edição do Rock in Rio
A esperada Mariah Carey é uma das atrações do espaço que acolheu grandes nomes da música; evento termina neste domingo (22)
PUBLICAÇÃO
sábado, 21 de setembro de 2024
A esperada Mariah Carey é uma das atrações do espaço que acolheu grandes nomes da música; evento termina neste domingo (22)
Lucas Brêda/ Folhapress
RIO DE JANEIRO, RJ - A segunda semana do Rock in Rio, que termina neste final de semana, tem como um dos destaques o palco Sunset, copatrocinado pela Natura. Segundo maior do festival carioca, o espaço neste ano mudou de lugar e cresceu de importância.
Agora, o palco Sunset fica logo aos fundos do Mundo, o principal do Rock in Rio, e não mais ao lado dele - como era anteriormente. Nele, é possível ver ao fundo os shows do palco maior, e a sensação é de que, se os alto-falantes ainda não têm a potência do espaço principal, esse local já tradicional do festival agora comporta plateias maiores.
Nas edições da década passada, o Sunset funcionava exatamente como seu nome anuncia - fechava logo após o pôr do Sol. Agora, sua programação se estende noite adentro, com os últimos shows começando sempre depois das 22h, intercalado com as duas principais atrações do palco Mundo a cada dia.
Conhecido por promover encontros entre artistas e trazer nomes de destaque, mas não tão populares como os do palco Mundo, o Sunset no primeiro fim de semana abrigou alguns dos melhores shows do Rock in Rio até agora. Entre eles estão Orochi com Oruam e Chefin, e MC Cabelinho, no dia do trap, a sexta (13), NX Zero no sábado (14), e Planet Hemp com Pitty e Deep Purple, no dia do rock, o domingo (15).
Também contou com shows menos prestigiados, casos do guitarrista de blues americano Christone "Kingfish" Ingran e da banda inglesa James no sábado (14). Naquele dia, o espaço ficou esvaziado e teve uma plateia desinteressada, com gente sentada e batendo papo.
Mas essa não é a regra no Sunset. Para esta segunda semana de Rock in Rio, nele aconteceram apresentações de gente como Gloria Groove, Iza, Gloria Gaynor, Ney Matogrosso, Olodum com BaianaSystem e até Mariah Carey, entre outros, que se apresenta neste domingo (22).
Uma das apresentações que melhor representa o espírito do Sunset, espaço criado em 2011, é o de Luedji Luna com Xênia França e Tássia Reis, que cantou na sexta (20). Como é comum no histórico do palco, o show traz artistas relevantes da música brasileira contemporânea que não estão no mainstream, entre os nomes com mais reproduções nas plataformas de streaming e nas rádios.
Luedji Luna, que cantou no Sunset há dois anos como convidada de Liniker, destaca a importância dessa vitrine. "Aquela participação já foi bastante importante para mim, para as pessoas me conhecerem", ela diz. "Embora tenha cantado só três canções, me ajudou muito."
A baiana, um dos nomes mais interessantes da cena atual da música brasileira, diz que há muita coisa boa sendo feita fora dos holofotes na produção fonográfica nacional. "Esse ano o Brasil tem uma chance de entender o que está acontecendo com a nossa música, nossa indústria, para além do que já é mais mostrado, para além do pop. Tem muita coisa boa."
O show foi baseado na versão deluxe de "Bom Mesmo é Estar Debaixo D'água", lançado no fim de 2022. Atualmente, Luedji prepara seu quarto álbum de inéditas, previsto para ser lançado no ano que vem.
Veja a line-up do Palco Sunset neste final de semana
21 de setembro (sábado)
- Para sempre Pop: Duda Beat, Gloria Groove, Jão, Ludmilla, Luísa Sonza, Lulu Santos
- Para sempre Samba: Zeca Pagodinho, Alcione, Diogo Nogueira, Jorge Aragão, Maria Rita e Xande de Pilares
- Para sempre Rap: Criolo, Djonga, Karol Conká, Marcelo D2, Rael
22 de setembro (domingo)
- Mariah Carey
- Ney Matogrosso
- Olodumbaiana | BaianaSystem & Olodum