“O Brasil é um país bastante parecido com o ser humano, com crises alternadas de pureza e mau caráter.” Esta frase do poeta Vinicius de Moraes (1913 – 1980), pronunciada em 1964, está presente em “Vinicius por Vinicius – Um Retrato em 150 Frases”, livro que acaba de ser lançado pela editora Companhia das Letras.

A organizadora do volume, Maria Lucia Rangel, afirma que seu interesse não estava apresentar frases presentes nos livros de poesia e letras de música de Vinicius, mas frases “dispersas em artigos para jornais e revistas, perdidas em entrevistas, cartas, bilhetes e conversas com amigos”.

Vinicius de Moraes "“O difícil é separar. Casar é facílimo"
Vinicius de Moraes "“O difícil é separar. Casar é facílimo" | Foto: Reprodução

Uma das curiosidades presentes na obra está na autoria da frase: “São Paulo é o túmulo do samba”. Imortalizada na canção “Sampa” (1978) de Caetano Veloso, a frase foi dita por Vinicius de Moraes ao compositor Johnny Alf na boate Cave, em São Paulo, em 1960.

Em uma entrevista concedida à Clarice Lispector (1920 – 1977) publicada na revista Manchete em 1968, ao ser indagado sobre a diferença entre poesia escrita e poesia musicada, Vinicius declarou: “Não separo a poesia que está nos livros da que está nas canções.”

As frases reunidas em “Vinicius por Vinicius” versam sobre os mais variados assuntos, mas temas como amor e paixão se revelam preponderantes. É possível encontrar frase como: “Descobri que o difícil para um homem não é encontrar sua

mulher, é encontrar sua viúva.”

Ou: “Não acredito em Deus. Mas que existe, existe.” Ou: “Quem nunca teve um pai que ronca não sabe o que é ter pai.” Ou ainda: “Liberdade é poder cagar de porta aberta.”

A seguir uma breve coleção de frases de Vinicius de Mores presentes em “Vinicius por Vinicius”.

*

“Sou um homem como uma árvore, cheio de parasitas e passarinhos, frutos podres e folhas novas, carunchado de um lado, dando brotos de outros, escorrendo resina e absorvendo sempre seiva nova.”

*

“Eu gosto das sextas-feiras 13. Quando cai no sábado, então, é perfeito.”

*

“ Sou um homem triste com grande vocação para a alegria.”

*

"A Bossa Nova é também o sofrimento de muitos jovens, do mundo inteiro, buscando na tranquilidade da música, não a fuga e alienação aos problemas do seu tempo, mas a maneira mais harmoniosa de configurá-los.”

*

"Um homem como eu, que está sempre apaixonado, vive em prece.”

*

"O problema de São Paulo é que a gente anda, anda e nunca chega a Ipanema.”

*

“A gente deve é amor para frente, sofrendo e fazendo sofrer, e se queimando o melhor e o mais rapidamente possível.”

*

“O mundo é esquisito. Tem mosquito.”

*

“O difícil é separar. Casar é facílimo.”

*

“Houve um tempo em que tive um certo esnobismo com relação à música popular. Achava que era uma arte menor. Isso foi no tempo em que eu achava que era o poeta, aquelas besteiras que você pensa quando é menino.”

*

“Acho que os poetas servem para não serem presidentes da República.”

Imagem ilustrativa da imagem Palavras de Vinícius de Moraes
| Foto: Reprodução

Serviço:

“Vinicius por Vinicius – Um Retrato em 150 Frases”

Autor – Vinicius de Moraes

Organização – Maria Lucia Rangel

Editora – Companhia das Letras

Páginas – 176

Quanto – R$ 49,90 (papel) e R$ 34,90 (e-book)

...

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1

Imagem ilustrativa da imagem Palavras de Vinícius de Moraes
| Foto: Folha Arte