PALAVRA DE ESTUDANTE Brincando com a matemática
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 04 de maio de 2009
Adriana Ito<br> Reportagem Local 
Na terceira série do ensino básico do Instituto de Educação Infantil e Juvenil, a matemática também é vivenciada primeiro para só então se passar para a teoria. Um exemplo é o jogo Fábrica de Botões, em que, munidos de botões (ou feijões), os alunos vão compreendendo melhor o sistema de numeração.
Nessa brincadeira, as crianças partem de uma base qualquer e separam os botões em grupos desse numeral. Depois, cada grupo vai para dentro de um saquinho. Elas podem separar saquinhos de cinco botões, por exemplo, e colocar dois saquinhos em um maior, com a certeza de que dois saquinhos pequenos ou um saquinho grande significam dez unidades.
''Com o jogo, as crianças vão descobrindo as multibases, e isso possibilita várias descobertas. Elas passam a compreender melhor o sistema de numeração, e isso pode contribuir também para o aprendizado da tabuada'', aponta a professora Ana Valéria Gongora Zorman.
Você acha divertido brincar na escola?
''É divertido, a gente aprende a somar na cabeça. É diferente do que brincar em casa. Aqui a gente aprende, lá a gente só brinca. Mas aqui também é brincadeira. É melhor assim do que ficar escrevendo.''
Lívia Rodrigues Gastaldi, 7 anos
''Dependendo das coisas que a gente faz aqui é mais legal do que brincar em casa. Aqui tem mais pessoas, dá para fazer outras brincadeiras. E a gente aprende muitas coisas. Ter aulas assim é bem mais legal.''
Marina Gimenes Garcia, 8 anos
''É uma maneira mais legal de fazer contas. Aqui tenho amigos, lá em casa só o meu irmão para brincar. E dá para aprender outras coisas junto. Se eu tiver uma fábrica de ensacamento, já sei como faço. Tem que seguir as regras.''
Francisco Gongora Zorman, 7 anos


