A obra narra o desabafo de uma menina que aprendeu que sempre deveria ser boazinha
A obra narra o desabafo de uma menina que aprendeu que sempre deveria ser boazinha | Foto: Divulgação

Dizer sim é fácil. Quando alguém pede um favor, nada mais natural do que dizer sim. Seja por educação. Seja por bondade.

Dizer não é mais difícil e complicado. Quando alguém solicita um favor, nada mais incômodo do que dizer não. Seja por razão. Seja por sinceridade.

Geralmente dizer sim pode significar bondade. Geralmente dizer não pode significar maldade. E ninguém deseja ser mau. Todos querem ser bons.

Ruth Rocha escreve sobre essas implicações em “Quem Tem Medo de Dizer Não?”, livro infantil publicado pela editora Salamandra com ilustrações de Mariana Massarani.

A obra narra o desabafo de uma menina que aprendeu que sempre deveria ser boazinha dizendo sim para tudo. Aprendeu a ser sempre cordial e concordar com tudo. E sempre ceder para não provocar confusão ou conflito.

Em sua prática em dizer sempre sim, em toda e qualquer situação, a menina percebe que, de tão boazinha, vive engolindo sapos. Sapos e mais sapos. Diz sempre sim para coisas que não gosta. Diz sempre sim para coisas que não quer.

Simplesmente não consegue pronunciar um não. Para não parecer malvada, vive dizendo sim e sim. Vive ajudando pessoas que realmente precisam de ajuda. E também vive ajudando pessoas que só querem tirar vantagem.

Certo dia, após muito esforço, a menina consegue dizer um não. Um não na hora certa, no momento certo. E ela não se sente como uma criança malvada. Ela se sente como uma criança aliviada.

Serviço:

.
. | Foto: Divulgação

“Quem Tem Medo de Dizer Não?”

Autora – Ruth Rocha

Ilustrações – Mariana Massarani

Editora – Salamandra

Páginas – 24

Quanto – R$ 38