Dificuldades à parte, o que justifica a insistência desses bailarinos é a paixão pela dança Hip Hop. ''Eu já dançava jazz, mas não era o que meu corpo sabia e fazia melhor. Quando vi um grupo de rua, o 'Batida de Rua', vi que era isso que meu corpo fazia melhor e o que eu me adaptava mais'', conta Carini Pereira, lembrando que o que a atrai é o estilo mais solto e dançável do hip hop.
Carini reconhece que ainda há muito preconceito em relação ao Hip Hop. ''Por causa da roupa, da calça larga, às vezes as pessoas acham que vem do gueto, da rua '', afirma
''Eu me identifiquei com a a alegria e a emoção que o Hip Hop passa, porque é uma dança criada em baladas. Você vê as pessoas dançando com um sorriso, mostrando o que sentem'', diz Márcio Alves da Silva, que começou a dançar há 13 anos, também depois de ver um grupo de dança de rua, primeiro seguindo um som mais pop, até que em 2004 descobriu a cultura Hip Hop. Daí por diante, tratou de pesquisar a cultura e os diferentes estilos dentro do Hip Hop.
Flip Couto começou a dançar ''brincando'', levado por um amigo de infância. ''Eu era tímido, muito jovem tinha uns 16 anos, fui entrando por brincadeira. Mas foi a dança que me fez sair para o mundo'', diz.
Wanderley Lopes, com formação em balé clássico, 1º bailarino do Teatro Guíra e um dos organizadores do festival, acredita que vários fatores contribuem para a identificação do jovem com o Hip Hop. ''O jovem identifica-se com essa linguagem, que tem um jeito particular de se vestir e se comportar socialmente. A dança tem ainda várias facilidades, por exemplo, aprende-se por repetição enquanto o balé clássico exige didática. Sem falar que pode ser feita em qualquer piso, com qualquer calçado'', opina.
King Nino Brown, coordenador geral da Zulu Nation, ONG com sede em São Paulo, que utiliza o Hip Hop como ferramenta na inclusão de jovens de periferia, também presente no festival, ressalta a importância de que o hip hop continue vinculado a ações sociais. ''É importante que seus integrantes procurem essa consciência social do movimento'', diz. (M.G.)

mockup