Considerado o maior espetáculo teatral público de Londrina e região, a tradicional encenação da Paixão de Cristo chega a sua 47ª edição com duas novidades: uma apresentação extra na semana que antecede a Semana Santa e a participação no elenco de pessoas com deficiência.

De acordo com o diretor do espetáculo em Londrina, Davi Dias, a apresentação extra deste domingo (24), a partir das 18 horas, será no Aterro do Lago Igapó e a decisão tem como principal objetivo levar o espetáculo a mais pontos da cidade e, consequentemente, dar a oportunidade de acesso a mais pessoas.

LEIA TAMBÉM

Mostra 'Dramaturgias' continua neste sábado no Espáço Villa Rica

Embora reconheça os desafios, a disposição é maior. "Exige bastante empenho, mas estamos planejando para o próximo ano contemplar outros pontos da cidade em 2025", adianta. A sessão do Centro Social Urbano (CSU), na Vila Portuguesa será na Sexta-Feira santa (29), como de costume.

Com um público cada vez maior, a encenação este ano teve que se adaptar a novas regras de segurança e só no Aterro do Igapó espera-se um público de cerca de 10 mil pessoas
Com um público cada vez maior, a encenação este ano teve que se adaptar a novas regras de segurança e só no Aterro do Igapó espera-se um público de cerca de 10 mil pessoas | Foto: Divulgação

Sobre a inclusão de pessoas deficientes, Dias recorda a todos que a participação de voluntários é irrestrita. "Tanto para o elenco, como para atuar de modo voluntário em atividades relacionadas à organização, limpeza e demais apoios, além dos serviços que contratamos para o evento".

O organizador considera que esta abertura seja natural e esteja em dia com as transformações da sociedade. "Uma questão de democracia e além do sacerdote pastoral que é totalmente cego, contaremos com a participação da pastoral dos surdos", divide.

UMA HISTÓRIA DE FÉ

Criado em 1978, inicialmente para os moradores da região central de Londrina, ano a ano a qualidade do trabalho cresceu. "A partir da década de 80, o evento atingiu marcas surpreendentes ao ser apresentado para públicos com milhares de pessoas como relatadas nos jornais da época.

Logo a peça atraiu olhares de toda a cidade e região, tornando-se uma das maiores atrações culturais do Paraná, sendo, atualmente, um dos maiores espetáculos teatrais do Brasil", relata Davi Dias, que é administrador de empresas, docente universitário e doutorando em Comunicação pela Universidade de Coimbra.

Ele conta que seu pai, Roberto Dias, 64 anos, hoje nos bastidores, é um dos fundadores do teatro. "Eu nasci no ano em que ele atuou como Cristo". Dias atribui o sucesso a diferenciais como a trilha sonora. "Profissionais do estúdio Herbert Richers estão na interpretação de Pilatos, como Isaac Bardavid, que faleceu em fevereiro de 2022 e emprestou sua voz a personagens como Wolverine, Freddy Krueger e Esqueleto (He-Man)."

O AUTO

O espetáculo é iniciado com a retratação da dominação da Judeia pelos romanos. Portanto, é trazida uma cena shakespeariana, inicialmente, com uma batalha antiga entre os romanos e os judeus. Esta cena envolve mais de 200 atores. Os atores principais são Ricardo Leal (Cristo), José Henrique Cavicciolli (Pilatos) Fabiana de Souza (Maria). "Cenas shakesperianas como a retratação da dominação da Judeia pelos romanos prendem a atenção quando é realizada uma cena de batalha."

O elenco que reúne cerca de 350 pessoas, este ano terá pessoas com deficiência, reforçando o sentido de inclusão
O elenco que reúne cerca de 350 pessoas, este ano terá pessoas com deficiência, reforçando o sentido de inclusão | Foto: Wilson Vieira/ Divulgação

NÚMEROS E REGRAS

A organização indica que o espetáculo "Paixão de Cristo" mobiliza cerca de 500 pessoas entre o elenco e a produção. "A média é de 350 pessoas no elenco. São moradores de diversos lugares de Londrina e cidades vizinhas, além de participações especiais por entidades como o Exército Brasileiro, tendo os integrantes do Tiro de Guerra grande importância".

A exemplo da nova data aberta para a apresentação em Londrina, o espetáculo será realizado neste sábado (23) no Santuário de São Miguel Arcanjo, em Bandeirantes. "Na semana passada, dia 16, estivemos em Uraí e há mais pedidos de outras localidades.

O responsável revela que em Uraí 80 pessoas da cidade integraram o grupo, entre elenco e participação. "E Em Bandeirantes também será assim. Além de nossa equipe, a população local soma em todos os sentidos , confirmando também a renovação da fé católica", reflete.

A recomendação dada pelo Corpo de Bombeiros é que a estrutura seja suficiente para 10 mil pessoas em cada apresentação. A fidelidade à história é também considerada um ponto relevante em relação à fidelidade e renovação de público pelas décadas mencionadas. Em 2023, 30 mil pessoas prestigiaram o evento no Centro Social Urbano.

Além da emoção da narrativa, o cuidado com a produção é um dos feedbacks que a produção recebe. Dias observa que grande parte do figurino é importada. "Esse investimento permite dar mais legitimidade e veracidade às personagens, trazidas para a encenação como as armaduras, espadas e capacetes romanos que atraem enormemente a atenção dos espectadores", comenta.

ATRAÇÃO CULTURAL

Sobre a estrutura do evento, a organização detalha que um painel de led dará mais conforto ao público e haverá intérprete para surdos e uma praça de alimentação com produtos que respeitam a quaresma aos cristãos.

No aterro do lago Igapó, a missa será celebrada pelo Padre Glauber, da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes.

No Centro Social Urbano, Adma Augusta fará a abertura às 18 horas e na sequência haverá pregação de Jéssica Pieri do grupo Caminhando com Maria.

O evento tem duração de uma hora e quarenta minutos e conta com apoio da Lei Federal Rouanet de Incentivo à Cultura. Patrocínios: Rolemar, Sanepar, Copel, Inquima. Apoio: Arquidiocese de Londrina, Prefeitura de Londrina, Isadora Daschevi Arquitetura e Interiores, Fecomércio PR, Serilon, Tiro de Guerra Londrina e Universidade Estadual de Londrina.

SERVIÇO:

Espetáculo "Paixão de Cristo"

Quando: domingo, 24 - Missa às 18h30 e encenação às 19h30 no Aterro do Lago Igapó - Rua Prof. Joaquim de Matos Barreto s/ nº

Quando: sexta, 29 - Pregação às 18h30 e encenação às 19h30, Centro Social Urbano da Vila Portuguesa - Rua Atílio Scudeler, 283

Classificação indicativa: Livre

Valor: entrada gratuita com doação espontânea de 1 kg de alimento