Paisagens africanas transfiguradas
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 29 de maio de 2014
Nelson Sato<br>Reportagem Local 
A flora e a fauna da África geram, anualmente, um infindável repertório de imagens fotográficas ao redor do mundo. Há dois anos, a artista plástica londrinense Patricia Lopes viajou ao continente e também registrou o que viu com sua câmera - mas em vez de reproduzir as paisagens-clichês da região, transformou a diversidade de cores, formas e texturas em pinturas abstratas de grandes dimensões.
As telas foram reunidas na exposição "África", que será inaugurada hoje no Showroom da A.Yoshii Engenharia, integrando o calendário do Circuito A.Yoshii de Artes Visuais. A série reúne 14 obras que, segundo ela, são mais do que pinturas numa parede. "São instalações porque não se limitam ao espaço bidimensional do suporte. O visitante poderá ouvir sons e trilhas sonoras que remetem aos animais e savanas", diz ela, explicando um recurso tecnológico interativo incorporado à exposição.
Trata-se de um aplicativo para ser baixado em smartphones através do APP Store ou Google Play. "Queria passar as mesmas emoções e vibrações que senti durante a viagem", salienta ela. Patricia utiliza técnica mista em suas pinturas. "As fotografias são a base", salienta. "Depois, no ateliê, faço experimentos como num laboratório: amplio as imagens, recorto e uso ferramentas como o photoshop para obter os efeitos desejados. Durante o processo, vou trazendo os elementos gráficos, as texturas e as formas geométricas através de sobreposição de camadas em acrílico".
Bacharel em Comunicação Visual pela Faculdade de Artes Plásticas da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), de São Paulo, Patricia também fez o curso Desenho Gráfico e Publicitário no Instituto de Artes de Fort Lauderdale na Flórida, Estados Unidos.
SERVIÇO
Exposição "África" da artista Patricia Lopes
Quando - De hoje a 30 de junho, diariamente (inclusive sábados e domingos), das 9h às 18h
Onde - Showroom da A.Yoshii Engenharia (Av. Madre Leônia Milito, 1.800), em Londrina


