Quem quer aproveitar os quatro dias do Carnaval para descansar e contemplar a natureza tem boas opções de passeio perto de Curitiba. Roteiros paradisíacos e pacotes a preços atrativos no Litoral do Paraná são oferecidos pela Serra Verde Express, concessionária da linha ferroviária de turismo. Além da viagem de trem e litorina, há passeios de barco e tour pelas cidades históricas de Morretes, Antonina e Paranaguá.
Também há opções de visita a locais propícios para o bóia cross, rafting e trilhas na mata e almoço nos melhores restaurantes de comida típica paranaense. O retorno poder ser de van pela Estrada da Graciosa. Os preços dos pacotes variam de acordo com a disposição do turista e a categoria de viagem escolhida.
No passeio pelas cidades históricas, além das belezas naturais, é possível apreciar o barreado e outras delícias da culinária local em diversos restaurantes às margens do Rio Nhundiaquara. Antonina, com suas ruas estreitas, preserva através do tempo as mais ricas tradições religiosas e culturais. Além disso, é possível fazer um belo passeio entre a vegetação e os manguezais da baía a bordo do catamarã Dom Antonio, uma escuna equipada para oferecer todo o conforto aos visitantes.
O pacote inclui traslado até a Estação de Curitiba, passagem de trem ou litorina até Morretes, almoço e tour em Morretes e Antonina. O retorno pode ser feito de van ou ônibus pela Estrada da Graciosa, com duas paradas ao longo do trajeto. A chegada a Curitiba é prevista para às 17h30.
No município de Morretes, em Porto de Cima, há o Santuário Nhundiaquara. Um local destinado ao turismo de aventura e à educação ambiental. Cortado pelo Rio Nhundiaquara, bem no pé do Conjunto Marumbi, oferece completa infra-estrutura de alimentação, vestiários, toboágua, trilhas ecológicas e recreação terrestre e aquática. O Santuário encanta quem quer diversão e contemplação. No pacote oferecido pela Serra Verde, o turista vai de van pela Estrada da Graciosa até o Santuário, tem direito a atividades de lazer no parque, almoço, tour em Morretes e retorno de trem ou litorina até Curitiba.
Para conhecer mais sobre a história e a economia paranaenses, o ideal é esticar a viagem até Paranaguá. Lá a modernidade do porto e a antiga arquitetura convivem de maneira harmoniosa. Além da visita ao porto, a culinária típica e várias opções em frutos do mar, passeios de barco pela baía e pelas ilhas são as alternativas turísticas. O pacote completo inclui traslado, viagem de trem ou litorina até Paranaguá, tour, almoço, e retorno pela Estrada da Graciosa com duas paradas. A van chega à Estação de Curitiba por volta de 18h30. Os passeios de barco não fazem parte do pacote, mas podem ser contratados em Paranaguá, junto à estação de trem, com preços que variam conforme o roteiro desejado e o tempo do turista.
Os preços de todos os pacotes variam de acordo com a categoria de viagem escolhida pelo visitante. As quatro opções (convencional, turística, executiva ou litorina) constam no site da Serra Verde, no endereço www.serraverdeexpress.com.br. Mais informações também podem ser obtidas pelo telefone (41) 323-4007.