Osuel traz Beethoven e Tchaikovsky em concerto
Sob a regência do maestro Rossini Parucci, concerto nesta quinta (10) e sexta (11) terão participação especial do violinista Rodrigo de Oliveira
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 08 de julho de 2025
Sob a regência do maestro Rossini Parucci, concerto nesta quinta (10) e sexta (11) terão participação especial do violinista Rodrigo de Oliveira
Da Redação 
A Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina (OSUEL) volta ao palco do Teatro Ouro Verde nesta quinta (10) e sexta-feira (11), trazendo obras de dois grandes compositores da música clássica que representam períodos e estilos distintos: Beethoven e Tchaikovsky. Os ingressos para o concerto estão à venda na plataforma https://osuel.pagtickets.com.br/
Este é o segundo concerto “Série Catuaí” da Temporada Ouro Verde 2025. Destaque para a participação do violinista Rodrigo de Oliveira, solista convidado para interpretar uma das mais icônicas obras do repertório para violino: o Concerto para Violino em Ré maior, Op. 35 , de Piotr Ilitch Tchaikovsky.
Composto em 1878, após um período de vida conturbado, Tchaikovsky entusiasmou-se com as possibilidades de uma obra para violino solo e orquestra depois de ouvir uma composição do francês Édouard Lalo. A emoção ao compor foi tão grande que Leopold Auer, amigo de Tchaikovsky que dirigiu o departamento de violino do Conservatório de São Petersburgo, lhe entregou a obra chamando-a de “impraticável” e, apenas três anos mais tarde, Adolf Brodsky aceitou o desafio e estreou o concerto com a Filarmônica de Viena.

SINFONIA Nº 8 DE BEETHOVEN
Além da obra de Tchaikovsky, o programa inclui a Sinfonia nº 8 de Ludwig van Beethoven, que abrirá o concerto. Composta em 1812, durante um período conturbado de sua vida pessoal - marcado por conflitos familiares, problemas de saúde e a misteriosa carta à “Amada Imortal” - a Oitava Sinfonia, no entanto, surpreende pelo tom leve e bem-humorado.
Longe de refletir a melancolia daquele momento, contrariando o drama pessoal do compositor, a obra revela um Beethoven espirituoso, que opta por uma escrita mais simples e conservadora, ao estilo clássico de seu mentor sinfônico, Haydn.
ABERTURA DO FESTIVAL DE MÚSICA
Na noite de sexta-feira (11), além do concerto, o público vai acompanhar a abertura de abertura do 45º Festival Internacional de Música de Londrina, com a presença de organizadores, patrocinadores e autoridades. O 45º FIML prossegue até o dia 20 de julho, oferecendo cursos para diversas áreas e intensa programação artística. Os ingressos para o concerto de sexta podem ser adquiridos pela mesma plataforma da OSUEL.
* Com assessoria.
SERVIÇO:
Concerto da Orquestra Sinfônica da UEL - Série Catuaí
Quando: quinta (10) e sexta (11)
Onde: Teatro Ouro Verde
Horário: 20h30
Ingressos: https://osuel.pagtickets.com.br/


