A Orquestra Sinfônica da UEL faz concerto hoje, às 20h30, no Teatro Marista, em Londrina, sob regência do maestro titular Maurizio Colasanti. A entrada é gratuita.
O programa traz as peças ''Russian e Ludmila'', de Mikhail Glinka (1804-1857), ''Sinfonia Concertante para Violino e Viola (K. 364), em Mi bemol Maior'', de W. A. Mozart (1756-1791); ''Bolero'', de Maurice Ravel (1875-1937); ''Valsa das Flores'', de Tchaikovsky (1840-1893); e ''O Moldava'', de Smetana (1824-1884).
O tema de Mozart terá participação dos solistas Evgueni Ratchev (violino) e Jairo Chaves (viola). O primeiro, um búlgaro radicado no Brasil desde 1987, passou a integrar a Osuel em 1966 como spalla e posteriormente como maestro adjunto. Fundador da Orquestra de Câmara Solistas de Londrina, também desenvolveu atividade pedagógica como professor de violino no Curso de Música do Colégio Mãe de Deus.
Jairo Chaves, por sua vez, atua como Primeiro Violista da Osuel desde 1995, além de tocar na Orquestra de Câmara Solistas de Londrina desde sua fundação. Vencedor de diversos prêmios nacionais e internacionais, já realizou recitais na Europa e Estados Unidos. Entre os anos de 2003 e 2004, foi membro da Academia da Filarmônica de Berlim, período em que integrou o naipe de violas da Filarmônica em concertos sob a regência de consagrados maestros como Sir Simon Rattle, Bernard Haitink, Daniel Barenboim e Pierre Boulez.
A composição que os dois músicos executarão é o ''carro-chefe'' da noitada por marcar o segundo concerto do ''Ciclo Mozart'', série de apresentações dedicadas às 41 sinfonias escritas pelo compositor austríaco.

Serviço:
- Concerto da Osuel
Quando - Hoje às 20h30
Onde - Teatro Marista (R. Cristiano Machado, 240), em Londrina
Quanto - Entrada franca
Informações - (43) 3374-3500 ou 3374-3650

mockup