Com um programa dedicado a duas das maiores genialidades da música clássica, Mozart e Beethoven, a Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina (Osuel) abre a Série Catuaí, da Temporada Ouro Verde 2026, nos dias 8 e 9 de maio, às 20 horas.

Os concertos serão apresentados na véspera do Dia das Mães, uma oportunidade especial para presentear aquelas que apreciam a música erudita. O programa reúne três obras de peso do repertório clássico, que serão conduzidas pelo violinista Winston Ramalho, convidado desta série para atuar tanto na direção artística quanto como solista.

A noite começa com a “Abertura ‘A Clemência de Tito’", de Wolfgang Amadeus Mozart. Composta em 1791, o último ano de vida do compositor, a peça é a abertura de sua derradeira ópera, encomendada às pressas para as festividades de coroação de Leopoldo II em Praga. Conta a lenda que Mozart escreveu a abertura dentro de uma carruagem durante a viagem à cidade, concluindo-a poucas horas antes do primeiro ensaio. O resultado é uma obra brilhante e festiva, que revela a capacidade do compositor de manter altíssimos padrões musicais mesmo sob pressão extrema.

Na sequência, a Osuel apresenta a grande atração da noite, o “Concerto para Violino em Ré Maior”, de Ludwig van Beethoven. Composto em poucas semanas, no final de 1806, a pedido do violinista Franz Clement, é uma das obras mais admiradas do repertório para violino. O diálogo entre o solista e a orquestra combina lirismo, grandeza e uma profundidade poética que tornaram o concerto uma referência indispensável nos palcos do mundo, embora, curiosamente, a obra não tenha sido bem recebida na estreia, conquistando seu lugar definitivo no repertório apenas em 1844, quando o jovem Joseph Joachim a executou sob regência de Felix Mendelssohn.

Para encerrar a noite, a orquestra interpreta a “Sinfonia nº 36 em Dó Maior ‘Linz’”, de Mozart. Escrita em apenas seis dias, durante uma estadia na cidade austríaca que lhe dá nome, a sinfonia é considerada uma das joias de sua produção. Luminosa, enérgica e elegante, com um primeiro movimento de abertura lento, numa homenagem direta ao estilo de Haydn, que dá à obra um caráter ao mesmo tempo celebrativo e intimista.

EXPERIÊNCIA NO VIOLINO

À frente do concerto estará Winston Ramalho, apontado pela crítica especializada como um dos mais destacados violinistas brasileiros de sua geração. Formado no Brasil e no exterior - com passagens pela Juilliard School, de Nova York onde estudou com a renomada pedagoga Dorothy Delay; e pela Universität für Musik und darstellende Kunst Graz, na Áustria, onde foi aluno e assistente do consagrado professor Tibor Varga -, Ramalho construiu uma trajetória sólida em competições nacionais e internacionais, conquistando o primeiro prêmio em todas de que participou, entre elas o Shell Competition for Young Musicians em Londres e o Concurso Jovens Solistas da Osesp.

Imagem ilustrativa da imagem Osuel apresenta concerto especial na véspera do Dia das Mães
| Foto: Bebel Ritzmann/Divulgação

Além de sua carreira como solista, tem uma intensa atuação didática nos principais festivais de música do Brasil e da América do Sul, e atualmente é diretor musical e spalla da Orquestra de Câmara de Curitiba, da Camerata Antiqua de Curitiba e da Orquestra Anima Musicale, além de ser Endorsement Artist da marca de cordas Thomastik Infeld.

Para o músico, acumular as funções de solista e diretor no palco é um grande desafio, que começa muito antes do concerto. "Vai desde o princípio do estudo. Estudar todas as partes, estudar a música, pensar nos ensaios", explica. Na hora da apresentação, a tensão se multiplica. "No palco, ela é triplicada, porque não é só a minha parte que eu tenho que estar conectado, mas também com a parte de todos os músicos da orquestra. Apesar disso, é um desafio maravilhoso", descreve.

Ele destaca uma curiosidade sobre o Concerto para Violino de Beethoven, que está no centro do programa. O músico revela que o seu professor na Áustria, o virtuose Tibor Varga, costumava dizer que se trata do concerto mais difícil do repertório para violino, e que só deveria ser estudado após os 30 anos. "Foi o que eu fiz", confirma, com a segurança de quem chegou à obra no tempo certo.

Para quem nunca foi a um concerto de música clássica, o experiente violinista diz que não há motivo para hesitar, pois a programação é acessível e cheia de emoção. "Alguém que nunca escutou música clássica, jamais foi a um concerto, com certeza não terá nenhuma dificuldade em sentir o que a gente vai passar, a história que o compositor contou, na nossa versão", garante.

(com assessoria de imprensa)

Serviço

Concerto da Orquestra Sinfônica da UEL - Série Especial

Quando: sexta (8) e sábado (9)

Horário: 20 horas

Onde: Teatro Ouro Verde (Rua Maranhão, 85 – Centro)

Ingressos: variam de R$ 20 a R$ 30 a meia-entrada, e de R$ 40 a R$ 60 a entrada inteira, dependendo do setor e estão à venda no endereço https://osuel.pagtickets.com.br/

mockup