Amir Labaki
Agência Folha
‘‘Buena Vista Social Club’’, do diretor alemão Wim Wenders, é um dos doze documentários de longa-metragem selecionados pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood para concorrer ao Oscar da categoria. Os títulos foram escolhidos a partir de 55 filmes inscritos para o prêmio por uma comissão de documentaristas. Os cinco finalistas serão agora escolhidos pelos membros da Academia e anunciados em 15 de fevereiro próximo.
O filme de Wenders, sobre a reunião de uma banda de veteranos músicos cubanos, é o favorito ao prêmio. No ano passado, ‘‘Buena Vista Social
Club’’ foi considerado, pela Academia Européia de Cinema, o melhor
documentário europeu do ano.
Os outros quatro finalistas saem de uma lista que inclui ‘‘American Movie’’, de Chris Smith, ‘‘Beyond the Mat’’, de Barry W. Blaustein, ‘‘Genghis Blues’’, de Roko Belic, ‘‘Mr.Death: The Rise and Fall of Fred A. Leuchter Jr.’’, de Errol Morris, ‘‘On The Ropes’’, de Nanette Burstein e Brett Morgen, ‘‘Pop & Me’’, de Chris Roe, ‘‘The Source’’, de Chuck Workman, e ‘‘Speaking in Strings’’, de Paola Di Florio.
‘‘American Movie’’, ‘‘On The Ropes’’, ‘‘The Source’’ e ‘‘Speaking in Strings’’ tiveram maior repercussão que seus companheiros de lista e podem traduzi-la em ligeiro favoritismo. Tratam, respectivamente, de um cineasta marginal, de jovens boxeadores, dos mestres da literatura beat (Jack Kerouac, Allen Ginsberg etc.) e de uma idiossincrática violinista.
A seleção em dois turnos dos documentários longos inova os métodos da premiação na categoria. O Oscar para documentários motivou, no último ano, intensa polêmica. A Academia debateu a unificação dos prêmios para documentários curtos e longos. A proposta acabou abandonada depois de forte pressão de cineastas como Martin Scorsese e Spike Lee.
No ano passado, o vencedor do Oscar de documentário de longa-metragem foi ‘‘Os Últimos Dias’’, de James Moll, primeiro longa produzido pela Shoah Visual History Foundation, criada por Steven Spielberg logo após a realização de ‘‘A Lista de Schindler’’ (1993). A cerimônia de entrega do Oscar acontece dia 26 de março.