Los Angeles - Enquanto Hollywood aguardava com ansiedade a divulgação dos indicados para o Oscar 2002 na última terça-feira, o mundo do cinema se divertia com as indicações do ‘‘Framboesa de Ouro’’, o Oscar dos piores do ano.
A idéia deste prêmio surgiu em 1980, uma brincadeira que, apesar de não ter sido muito bem aceita no início, ganhou destaque no meio artístico e da imprensa americanos.
A divulgação dos indicados acontece no dia anterior à dos concorrentes ao Oscar. Este ano, o comediante Tom Green e a cantora Mariah Carey lideram as indicações, junto com a superprodução ‘‘Pearl Harbor’’. Sylvester Stallone, Kevin Costner, Keanu Reeves e John Travolta também fazem parte das indicações nada meritórias.
Green, ex-marido de Drew Barrymore, foi indicado para pior ator por sua atuação em ‘‘Freddie Got Fingered’’, que também concorre para pior filme, pior atriz coadjuvante, pior diretor e pior roteiro.
O filme de Stallone, ‘‘Alta velocidade’’, foi indicado em sete categorias, entre os quais pior filme, diretor, roteiro, dupla de protagonistas e ator coadjuvante.
Stallone ainda tem a honra de contar com 29 indicações no total de 22 anos de existência desse prêmio, o qual conquistou nove vezes.
O filme de Mariah Carey, ‘‘Glitter’’, é o grande adversário de ‘‘Freddie’’ com seis indicações, incluindo pior filme, atriz, casal principal e roteiro.
Por ‘‘Pearl Harbor’’, Ben Affleck foi indicado como pior ator, junto com Keanu Reeves por ‘‘Doce Novembro’’ e Travolta for ‘‘Domestic Disturbance’’.
A espanhola Penelope Cruz concorre com Carey pelo prêmio de pior atriz por ‘‘Vanilla Sky’’, junto com Jennifer Lopez, por ‘‘Olhar de anjo’’.