SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood anunciou na manhã de terça-feira (23) os indicados à 96ª edição do Academy Awards, o Oscar, mais importante premiação da indústria americana de cinema.

Sob o comando dos atores Zazie Beetz e Jack Quaid, o anúncio foi transmitido em tempo real do Samuel Goldwyn Theater, sala de cinema operada pela instituição, em Los Angeles.

LEIA TAMBÉM:

Globo de Ouro premia Oppenheimer e esnoba Barbie

Como esperado, "Oppenheimer" saiu na frente com 13 indicações. "Barbie", campeão das bilheterias do ano passado, ficou com 8. Já "Pobres Criaturas", que ganhou força nas últimas semanas, aparece com 11.

O filme da boneca loira, aliás, surpreendeu pela falta de indicação para Margot Robbie, em atriz, e para Greta Gerwig, em direção. Por outro lado, America Ferrera apareceu de surpresa na seleção de atriz coadjuvante.

Ao trio, em melhor filme, se juntam "American Fiction", "Anatomia de uma Queda", "Os Rejeitados", "Assassinos da Lua das Flores", "Maestro", "Vidas Passadas" e "Zona de Interesse".

Nem todos devem ter ficado contentes com as indicações ao Oscar. A Academia de Hollywood esnobou alguns nomes que pareciam óbvios, caso da diretora de "Barbie", Greta Gerwig, que ficou de fora da categoria de melhor direção apesar de seu filme ter sido um dos grandes sucessos de bilheteria do ano passado.

Com a ausência de Gerwig, a única mulher a figurar na lista pelo prêmio de melhor direção é Justine Triet, por "Anatomia de uma Queda".

O filme da boneca loira também surpreendeu pela falta de indicação para Margot Robbie, em atriz. Por outro lado, America Ferrera apareceu de surpresa na seleção de atriz coadjuvante.

Leonardo  DiCaprio, um dos principais atores de Assassinos da Lua das Flores, não tem indicação ao Oscar 2024
Leonardo DiCaprio, um dos principais atores de Assassinos da Lua das Flores, não tem indicação ao Oscar 2024 | Foto: Divulgação

Outro esnobado foi Leonardo DiCaprio, um dos protagonistas de "Assassinos da Lua das Flores", filme que foi indicado tanto na categoria de direção, com o cineasta Martin Scorcese, quanto na de melhor atriz — Lily Gladstone concorre por seu papel.

"Saltburn", filme de Emerald Fennell que causou frisson nos cinemas estrangeiros e tem gerado burburinho no Brasil por suas cenas de alto teor sexual, não recebeu nenhuma indicação.

ÍNDIGENA INDICADA A MELHOR ATRIZ

O filme "Assassinos da Lua das Flores" deve entrar para a história do Oscar. Primeiro por ter emplacado uma indígena dos povos originários dos Estados Unidos, Lily Gladstone, como indicada na categoria de melhor atriz, um fato inédito até então na premiação da Academia de Hollywood.

E segundo porque o diretor do longa, Martin Scorcese, ao ser indicado por melhor direção, se tornou o cineasta com mais nomeações à estatueta nesta categoria. Scorcese bateu Steven Spielberg, que acumula nove indicações na categoria de melhor diretor.

Scorcese ganhou o prêmio uma vez, em 2006, por "Os Infiltrados", ao passo que Spielberg ganhou o Oscar em duas ocasiões —por "A Lista de Schindler", de 1994, e "O Resgate do Soldado Ryan", de 1996.

Estrelado por Leonardo DiCaprio e Robert De Niro, "Assassinos da Lua das Flores" trata sobre as relações que os brancos estabeleceram com os indígenas ao longo dos anos. Baseado no best-seller de mesmo nome de David Grann, o filme gira em torno de uma investigação do FBI sobre uma série de assassinatos misteriosos na tribo indígena Osage, nos anos 1920, que vivia numa terra rica em petróleo.

No filme, Lily Gladstone interpreta Mollie Burkhart, uma mulher Osage casada com um cúmplice importante no assassinato sistemático de seu povo.

ASSISTA A ALGUNS FILMES INDICADOS

Oppenheimer

EUA, 2023. Direção: Christopher Nolan. Com: Cillian Murphy, Robert Downey Jr., Emily Blunt e Matt Damon. 180 min.
Volta a algumas salas de cinema nesta quinta (25); também disponível para locação em Apple TV+, Amazon Prime Video e Google Play (a partir de R$ 14,90)

*

Pobres Criaturas

EUA/Irlanda/Reino Unido, 2023. Direção: Yorgos Lanthimos. Com: Emma Stone, Willem Dafoe e Mark Ruffalo. 141 min.

Estreia nos cinemas em 01/02

*

Assassinos da Lua das Flores

EUA, 2023. Direção: Martin Scorsese. Com: Leonardo DiCaprio, Lily Gladstone e Robert de Niro. 206 min.

Disponível na Apple TV+

*

A protagonista de Barbie, Margot Robbie, não foi indicada ao prêmio de Melhor Atriz, o que parecia quase certo
A protagonista de Barbie, Margot Robbie, não foi indicada ao prêmio de Melhor Atriz, o que parecia quase certo | Foto: Divulgação

Barbie

EUA, 2023. Direção: Greta Gerwig. Com: Margot Robbie, Ryan Gosling e America Ferrera. 114 min.

Disponível em algumas salas de cinema e no Max

*

Maestro

EUA, 2023. Direção: Bradley Cooper. Com: Bradley Cooper, Carey Mulligan e Matt Bomer. 129 min.

Disponível na Netflix

*

Anatomia de uma Queda

França, 2023. Direção: Justine Triet. Com: Sandra Hüller, Swann Arlaud e Milo Machado Graner. 150 min.

Estreia nos cinemas nesta quinta (25)

*

Nyad

EUA, 2023. Direção: Elizabeth Chai Vasarhelyi e Jimmy Chin. Com: Annette Bening, Jodie Foster e Rhys Ifans. 121 min.

Disponível na Netflix

A premiação do Oscar acontece dia 10 de março, em Los Angeles.

* Confira a lista de todos os indicados no site da FOLHA