Oscar com indicações previsíveis
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 11 de fevereiro de 2003
Ricardo Bairos<br> Agência Estado 
Nova York - O musical ''Chicago'' e o drama ''As Horas'' saíram na frente da disputa pelo Oscar deste ano, com 13 e 9 indicações cada um. A divulgação da lista de concorrentes à 75 edição do prêmio não teve grandes surpresas, a não ser a ausência de Richard Gere na disputa da categoria de melhor ator por ''Chicago''.
A produção de estréia de Rob Marshall concorre, no entanto, aos prêmios de melhor filme, diretor, atriz (Renée Zellweger), atriz coadjuvante (Catherine Zeta-Jones e Queen Latifah), ator coadjuvante (John C. Reilly) e roteiro adaptado. Este é o segundo musical em cerimônias consecutivas (depois de ''Moulin Rouge - Amor em Vermelho'') a disputar o Oscar após uma ausência de 22 anos do gênero na festa.
O principal concorrente do musical vai ser ''As Horas'', que está na disputa dos Oscars de melhor filme, diretor (Stephen Daldry), atriz (Nicole Kidman), atriz coadjuvante (Julianne Moore), ator coadjuvante (Ed Harris) e roteiro adaptado. O filme conta a história da ligação entre a escritora Virginia Woolf (Kidman) e duas mulheres de décadas diferentes (Moore e Meryl Streep) por meio do livro ''Mrs. Dalloway''. Streep tinha sido cogitada para uma indicação ao Oscar de melhor atriz, mas concorre apenas ao de atriz coadjuvante, por ''Adaptação''.
''Gangues de Nova York'', que recebeu tanto críticas positivas quanto muito negativas, concorre a 10 Oscars, inclusive o de melhor filme. A produção tem mais chances de render o prêmio de melhor diretor a Martin Scorsese, que nunca ganhou nada da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood. Há rumores de que o chefão da Miramax Films, Harvey Weinstein, e o diretor Steven Spielberg, um dos donos do estúdio DreamWorks, têm feito campanha juntos para a candidatura do cineasta. O filme sobre uma história de vingança na Manhattan na década de 1860 também disputa os Oscars de melhor ator (Daniel Day-Lewis) e roteiro original.
''O Pianista'' chama atenção com indicações nas categorias principais da premiação: melhor filme, diretor (Roman Polanski), ator (Adrien Brody) e roteiro adaptado. A surpresa, no caso, é a indicação de Polanski, que não vai poder comparecer à cerimônia. Ele está foragido dos Estados Unidos desde 1978, quando confessou ter tido relações sexuais com uma menor de idade. O diretor fugiu para a França antes de saber qual seria sua sentença. ''O Pianista'' é sobre um músico judeu que tenta se esconder dos nazistas no gueto de Varsóvia, na Polônia.
O prêmio de melhor diretor também tem a participação de Pedro Almodóvar, por ''Fala com Ela''. O filme espanhol também está na disputa do Oscar de melhor roteiro original ao lado de outro estrangeiro, o mexicano ''E Sua Mãe Também''. Do México, também é uma certa surpresa a indicação de Salma Hayek para o prêmio de melhor atriz por sua atuação em ''Frida''. Corre por fora na categoria a atriz Diane Lane, que teve uma ótima atuação em um filme ruim, ''Infidelidade'', de Adrian Lyne.
''O Senhor dos Anéis: As Duas Torres'' teve apenas uma indicação importante, ao Oscar de melhor filme. A produção concorre também a 5 prêmios de categorias técnicas. No ano passado, ''O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel'' foi a fita com o maior número de indicações, 13.
Além de Day-Lewis e Brody, a categoria de melhor ator vai ser disputada por Nicolas Cage (''Adaptação'') e pelo veteranos Jack Nicholson (''As Confissões de Schmidt'') e Michael Caine (''The Quiet American''). Entre os atores coadjuvantes, além de Reilly e Harris, estão na briga Chris Cooper (''Adaptação''), Paul Newman (''Estrada para a Perdição'') e Christopher Walken (''Prenda-Me Se For Capaz''). Uma ausência notada é a de Dennis Quaid, por ''Longe do Paraíso'', que recebeu apenas duas indicações importantes, a de melhor atriz para Moore e a de melhor roteiro original. Para o Oscar de melhor atriz coadjuvante, a outra indicada foi Kathy Bates (''AS Confissões de Schmidt'').
O Oscar de melhor roteiro adaptado também tem em sua disputa ''Um Grande Garoto'' e ''Adaptação'' (para Charlie Kaufmann e seu irmão gêmeo Donald - este, por sinal, não existe, é apenas um personagem do filme). Para o de roteiro original, concorre também o maior hit do cinema independente em todos os tempos, ''Casamento Grego''. ''Jogando Boliche por Columbine'' é o favorito absoluto ao Oscar de melhor documentário em longa-metragem. Para o prêmio de melhor longa-metragem em desenho animado, disputam a estatueta ''Era do Gelo'', ''Lilo & Stitch'', ''Spirit: O Corcel Indomável'', ''Spirited Away'' e ''Planeta do Tesouro''.
''Cidade de Deus'' não foi indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro. Estão na disputa da categoria ''O Crime do Padre Amaro'' (México), ''Nirgendwo in Afrika'' (Alemanha), ''The Man Without a Past'' (Finlândia), ''Hero'' (China) e Zus & Zo (Holanda). O Oscar vai ser realizado no Kodak Theatre em 23 de março, com apresentação do comediante Steve Martin


