Os shows que vêm por aí
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 07 de setembro de 2001
Nelson Sato 
Shows, shows e mais shows. Uma avalanche de shows internacionais vai movimentar o público brasileiro de rock até o final do ano. Serão quatro meses de excitação, histeria e amplificadores no talo.
Entre as atrações figuram desde bandas alternativas como Luna e And You Know Us by The Trail of Dead a grupos punk e hardcore como NOFX e Voodo Glow Skulls, passando ainda por representantes do metal e hard rock como Exumer e Nevermore a expoentes da música eletrônica como Fatboy Slim e Faithless.
Os dois últimos estão praticamente escalados para o Free Jazz Festival, principal palco da temporada e que chega à sua vigésima edição na segunda quinzena de outubro. Além deles, foram confirmados os nomes dos aclamados grupos indies Belle and Sebastian e Sigur Rós e da cantora de r&b Macy Gray.
Aposta-se ainda na vinda do papa do drum'n'bass britânico, Roni Size, e do produtor Richard D. James, mais conhecido como Aphex Twin. Circulam boatos também sobre o grupo francês Saint Germain. Novos nomes, porém, serão divulgados apenas na próxima semana.
Fora do Free Jazz, muitos contatos e negociações ainda estão em andamento. O grupo de Manchester, Echo & The Bunnymen, é um dos que devem voltar ao país nos próximos dias. A agenda de shows contempla também figurões da velha guarda como Eric Clapton, que nos anos 60 era chamado de ''o deus da guitarra'' pelos ingleses e hoje em dia parece só agradar a pais de família pançudos e nostálgicos.
Outro guitarrista, Yngwie Malmsteen, chega no final desse mês para quatro apresentações uma delas em Curitiba. A capital do Estado, aliás, será ponto de parada para outros astros gringos. A banda novaiorquina Luna vem tocar no próximo dia 28 em excursão promocional do álbum ''Live'', lançado esta semana pela gravadora Trama. Os shows rolam dia 27 em Curitiba e dia 28 em Londrina.
Luna é uma das (muitas) bandas discípulas do Velvet Underground. Seu novo CD traz 14 músicas gravadas ao vivo, além de três faixas-bônus, incluindo uma cover do Beat Happening. O Voodo Glow Skulls, por sua vez, sobe ao palco da casa noturna curitibana Rapa Nui no dia 5 de outubro. O grupo faz parte do selo independente californiano Epitaph Records, fundado por ex-integrantes do Bad Religion e que reúne expoentes do hardcore melódico como NOFX, Rancid e Millencolin. O NOFX vem na garupa desembarcando em Curitiba no mês de dezembro junto com o Pennywise.
Um pouco antes, no dia 23 de novembro, será a vez da punkaiada das antigas desfilar coturnos ao lado dos surfistas ao som das bandas Agent Orange e T.S.O.L no ''Sampoerma Surf Music Festival''. Ambas pertencem à segunda geração punk. Da mesma linhagem, o UK Subs não faz shows no Estado, mas deverá levar muitos garotos da região em direção a Campinas (amanhã) e São Paulo (próximas sexta-feira e sábado).
O mesmo poderá ocorrer dia 28 desse mês com o show do lendário CJ Ramone em São Paulo, quando apresentará sua nova banda Bad Chopper no bar Hangar 110. Ainda em setembro, no dia 16, esta mesma casa vai acolher os acordes metálicos da banda alemã Exumer. A programação de outubro, por sua vez, destaca shows das bandas norte-americanas G.B.H (dia 21) e Tilt (27 e 28).
Também em outubro, o Nevermore desembarca no país a bordo da turnê do álbum ''Dead Heart In a Dead World'', lançado no Brasil pela Century Media Records. É show que não acaba mais. Estão previstas ainda turnês do vocalista David Coverdale e das bandas Nebula, Cat Power, Tortoise e And You Know Us by The Trail of Dead. Esta última é uma das grandes sensações do novo rock americano.


