Cem anos após Euclydes da Cunha ter escrito ''Os Sertões'', os verbos usados por ele na obra foram catalogados e são explicados um a um no ''Dicionário de Verbos de Os Sertões'', lançado esta semana, em Fortaleza, pelas Edições Demócrito Rocha.
Todo o trabalho de identificação dos verbos, análise da origem, da semântica, da regência e a inclusão de sinônimos foi feito pelo advogado Salomão Maia, 75, que escreveu à mão todos os 3.000 verbetes em fichas separadas, antes dos verbos serem passados para o computador.
''O Euclydes usa verbos clássicos, trazidos de crônicas e dos clássicos portugueses, muitas vezes difíceis de serem compreendidos. Por isso decidi vocabularizar esses verbos, dando vários sinônimos para o leitor poder aplicá-los e também passar a gostar mais de ''Os Sertões' '', disse Maia.
O autor afirma que a escolha do livro foi pelo encantamento que tem pela narração de Euclydes da Cunha desde a infância. ''Foi a partir desse livro que nasceu, na literatura, o interesse pelo sertão nordestino, tão esquecido até hoje'', disse. ''Além disso, ''Os Sertões' é um livro em que o autor empregou a alma, ele sacrificou a própria vida para salvar a alma ao ficar em Canudos.''
Outra escolha foi pegar apenas verbos para a análise semântica, e não outras palavras. ''É a obra de maior riqueza morfológica. Não há outro texto que compile sozinho 3.000 verbos diferentes. Sem o verbo, o homem é pela metade.''
O fichamento de todos os verbos demorou sete anos. Foi no seminário onde estudou quando criança que Maia aprendeu a gostar de ''Os Sertões'' e de contar palavras, como ele mesmo afirma. ''Quando alguém errava uma palavra, tinha um padre que mandava repeti-la cem vezes'', relembra o escritor.
''Sigo o ensinamento de Santo Inácio, nunca dormir sem aprender uma linha. Foi esse o meu exercício durante todo o preparo do dicionário.''
Para Maia, o verbo mais difícil de se identificar a origem e sua utilização foi o verbo ''zunir'', utilizado algumas vezes por Euclydes da Cunha com sentido onomatopéico, para descrever sons. ''Até agora não consegui identificar a origem, deu muito trabalho, mas estão lá alguns sinônimos, como soar, assobiar. Ainda vou trabalhar mais nele, mesmo depois do lançamento da obra.''
O trabalho segue longe do computador. ''A máquina assombra. A caneta vai acompanhando o pensamento.''
Dicionário de Verbos de Os Sertões, de Salomão P. Maia. Editora: Edições Demócrito Rocha (tel. 0/xx/85/ 255-6000), 335 págs. R$ 32.

mockup