O interior de uma nave extraterrestre será mostrado em ‘‘O Amor Está no Ar’’. A cena protagonizada por Eriberto Leão e Natália Lage será exibida amanhã. Ele é o provável ET que sequestrou Luiza. Se essa história é real ou tudo não passa de loucura da garota, quem vai decidir é o público. O autor Alcides Nogueira não esclarecerá a dúvida, nem no último capítulo da novela exibida às 18h pela Globo.
‘‘Acho que essa história vai criar uma grande expectativa no público e dar uma sacudida na novela’’, acredita o escritor. A decisão de se mostrar uma nave foi tomada semana passada. Ele, o vice-presidente executivo José Bonifácio de Oliveira Sobrinho e os diretores Wolf Maia e Ignácio Coqueiro se reuniram para avaliar os riscos de se mostrar um ET e não apenas insinuar sua existência.
Mas o próprio público ajudou na tomada de decisão. Isso porque, na última pesquisa de avaliação da novela, foi detectado que as pessoas estão curiosas para ver a questão sendo mostrada na TV. Ficou acertado que, durante o tempo em que Luiza estiver sumida da Terra, ela será vista no interior da nave que estará pousada em um endereço certo: Aunilan, como João informará à garota.
Trata-se da estrela do meio das Três Marias, que integra a constelação de Orion. ‘‘Os ufólogos que nos prestam acessoria dizem que a maioria dos contatos feitos são provenientes dessa constelação’’, explica Alcides.
Ele alertou, porém, que ninguém deve esperar ver uma nave cheia de monitores e botões de controle.
Segundo o autor, esse cenário será virtual, a base de efeitos luminosos. Sua criação ficará por conta do designer José Dias, da Globographic. ‘‘Não vamos fazer nada que lembre o Steven Spielberg’’, afirmou Alcides em uma referência ao diretor do filme ET. ‘‘A idéia é fazer uma coisa estranha’’.
Enquanto estiver ‘‘em casa’’, João aparecerá com um visual sofisticado. ‘‘Nada de roupas de amianto’’, brincou Alcides. Na Terra, será comum como qualquer pessoa, apesar de um tanto misterioso. Quando voltar para Ouro Velho, um ano e meio terá se passado para os habitantes do lugar, mas Luiza aparecerá com a mesma roupa e visual do dia em que sumiu.
‘‘Para ela, o tempo não terá passado’’, contou Alcides. O autor, que acredita na existência de vida fora da Terra, está certo de que o público assumirá que João é um ET. ‘‘Mesmo assim, não ouvirão de mim que ele é mesmo um extraterrestre’’.

mockup