Em um lugar não muito distante, existia um ninho com ovos de monstros. Um dos ovos parecia diferente dos demais. Quase todos os ovos eram brancos. Apenas um era cor-de-rosa.

Quando os ovos se partiram e os monstrinhos nascerem, quase todos eram brancos. Apenas um nasceu cor-de-rosa. E sua diferença não estava apenas em sua cor.

Enquanto ou outros eram pequenos e despelados, o monstrinho rosa era grande e peludo. Enquanto os outros viviam ranzinzas, ele passava os dias sorrindo.

Os monstrinhos viviam em um lugar onde tudo era branco. O céu era branco. A terra era branca. As árvores eram brancas. As casas também. O monstrinho rosa destoava de tudo. Parecia deslocado do mundo de seus irmãos.

Com o tempo, o monstrinho criou a coragem de procurar outro lugar onde o céu não fosse branco. Onde as roupas não fossem sempre brancas. Um lugar onde árvores e bicicletas tivessem cores.

A história desse monstrinho que se sentia diferente de seus irmãos é contada pela escritora e ilustradora espanhola Olga de Dios no livro infantil “Monstro Rosa”.

Publicada pela editora Boitatá, a obra narra a trajetória de um ser em descobrir um mundo onde a diversidade é reconhecida com naturalidade e como parte da vida.

Em sua jornada, subindo e descendo montanhas de bicicleta, atravessando rios em barcos de papel e cruzado desertos cantantes, o monstrinho rosa encontra um lugar onde todos os monstros são diferentes.

Um lugar habitado pelo Bicho Bolota, que em vez de andar, rola sem parar.

Também moradia do Monstro Azul, que com seus braços compridos, abraça todo mundo com carinho. Domicílio também da Rã de Três Olhos e do Pássaro Amarelo. Todos personagens de outros livros de Olga de Dios.

O monstrinho rosa conhece um lugar onde cada monstro pode viver do jeito que é. Um lugar onde todos são diferentes e podem viver como iguais.

Imagem ilustrativa da imagem Os lugares da diversidade na história do monstrinho rosa
| Foto: Olga de Dios/ Divulgação

SERVIÇO

“Monstro Rosa”

Autora – Olga de Dios

Editora – Boitatá

Tradução – Thaisa Burani

Páginas – 40

Quanto – R$ 55