Os Cariocas, em novo álbum
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 25 de março de 2010
Marcus Preto<br> Folhapress 
Em ''Nossa Alma Canta'', novo álbum de Os Cariocas, o que se ouve é a recriação de vários clássicos, como ''Você'' (Roberto Menescal/Ronaldo Bôscoli), ''Estrada do Sol'' (Tom Jobim/ Dolores Duran), ''Rapaz de Bem'' (Johnny Alf).
Apesar de tal repertório estar quase no bagaço, tão sugado que foi em inúmeras regravações, Os Cariocas têm um trunfo: o estranhamento que os arranjos vocais produzidos por eles voltou a causar no ouvinte de hoje, já tão condicionado à simplicidade da música pop, ao vocalista solitário.
Eles continuam craques nas intrincadas harmonias a quatro vozes. Os melhores resultados aparecem em ''Baiãozinho'' (Eumir Deodato), que conta com o piano Rodhes do autor, ''Clube da Esquina 2'' (Milton Nascimento/Lô e Marcio Borges), com Milton fazendo a quinta voz em falsete, a vinheta ''Intro Jet Samba'' (Severino Filho) e ''Delírio Carioca'' (Guinga/Aldir Blanc).
João Donato participa em ''Rio que Corre'', bissexta parceria dele e do irmão Lysias Enio com Beth Carvalho. Marcos Valle, na sua ''Jet Samba''.
Na versão 2010, Os Cariocas são Severino Filho, Eloi Vicente, Hernane Castro e Neil Teixeira. Dos quatro, apenas Severino está desde o início. Badeco, outro dos integrantes originais, participa em uma faixa.
O grupo ficou separado por mais de 20 anos, de 1966 a 1990. Desde então, lançaram seis álbuns, um deles com Tim Maia, e um DVD. Modificaram-se. Perderam e ganharam integrantes.
SERVIÇO
■ Nossa Alma Canta
Artista - Os Cariocas
Lançamento - Guanabara Records
Quanto - R$ 30


