Em 1829 os primeiros imigrantes alemães chegaram no Paraná. Eles povoaram a região onde hoje é o município paranaense de Rio Negro (109 quilômetros de Curitiba). No decorrer dos anos também se instalaram em Londrina, Palmeira, Guarapuava, Lapa, Rolândia, Marechal Cândido Rondon e na região dos Campos Gerais. Toda essa história é contada no livro ''Altdeutschen - Alemães Antigos de 1829 - A História Que Não Foi Contada'', da jornalista e pesquisadora Zélia Maria Nascimento Sell, recentemente lançado em Curitiba.
Nos últimos 10 anos a autora esteve atrás de informações que trouxeram mais luz à história muitas vezes escondida e esquecida dos imigrantes. Eles representaram importante papel econômico para o Paraná, Santa Catarina e São Paulo. Conhecer as circunstâncias que os trouxeram para cá e o estilo de vida que levavam ajuda a compreender um pouco mais sobre o que as cidades paranaenses são hoje.
Tudo começou quando Zélia foi convidada a participar do Instituto Histórico do Paraná. Ela iniciou uma pesquisa sobre os alemães que vieram para o Estado e ficou intrigada com a falta de informações disponíveis sobre as famílias.
Grande parte dos imigrantes alemães veio para o Brasil durante a II Guerra Mundial. Chegando aqui, qualquer manifestação da cultura alemã era censurada. Por isso, muito se perdeu no decorrer dos anos, inclusive livros foram queimados. Por isso a pesquisa se tornou ainda mais difícil.
O ponto de partida da história começou com a vinda da família Grein para o Brasil. Eles se instalaram em Rio Negro. Foram feitas pesquisas em sebos, com membros da família e até documentos vindos da Europa. As inúmeras viagens que a autora realizou foram responsáveis por diversas descobertas. ''Muitas pessoas acabavam descobrindo que eu estava escrevendo o livro e me traziam informações que enriqueceram a pesquisa'', explica Zélia.
O termo ''Altdeutschen'' significa ''alemão antigo'' e se refere também a um estilo de móveis em madeira, objetos em estanho, louça, peças de roupa, artesanato em geral e até aforismos da época. A publicação também será lançada no dia 27 de junho em Rio Negro e estará à venda nas livrarias Arcadia (Rua Treze de Maio), LR Livros (Rua Tapajós), na Banca Bom Jesus (Juvevê) e em outros pontos de Curitiba. Mais informações: [email protected].